15 outubro 2014

Saúde: Campanha de combate à Hanseníase chega às escolas de Goiana

Nesta terça-feira (14) foi comemorado o Dia Internacional de Combate à Hanseníase e por isso, a Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo ações de combate e esclarecimento sobre a doença que já foi tabu e alvo de preconceito na primeira metade do Século passado.

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Saúde na Escola (PSE) estão percorrendo, durante a semana, várias instituições de ensino do município palestrando, realizando exames preventivos e encaminhamentos nos alunos e professores.

A hanseníase é uma doença transmissível que apresenta sintomas dermatológicos e neurológicos, mas que possui tratamento e cura. Hoje, cerca de 12 milhões de pessoas apresentam o quadro em todo o mundo.

Segundo Patrícia Castro, coordenadora do NASF-Distritos essa ação visa esclarecer toda a população sobre o que é e como se trata a doença. “O diagnóstico precoce garante que o paciente irá ficar bom”, disse ela.

Para Tiago Souza, coordenador do PSE, através do esclarecimento é possível combater a doença. “Por muito tempo, a pessoa com hanseníase era excluída da sociedade e estamos fazendo um trabalho educativo para desmistificar esse tema”.

A campanha de combate à hanseníase ocorre durante toda a semana nas escolas e Unidades de Saúde de Goiana.
Secom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-