31 outubro 2014

Outubro Rosa: 1º Circuito Training contra o Câncer de Mama é sucesso em Goiana

O evento apoiou a luta contra o câncer de mama

Em outubro é comemorado o Outubro Rosa, ou Pink October, que é conhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. E com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da mamografia e conscientizar as mulheres a fazerem o exame anualmente, foi realizado, no último sábado (25), o 1º Circuito Training contra o Câncer de Mama em Goiana, na zona da Mata Norte de Pernambuco. O projeto realizado pelo enfermeiro e vereador Bruno Salsa e pelo Movement Saúde, através do professor de educação física, Anderson Polga, foi um sucesso.

Os participantes da primeira edição do projeto puderam desfrutar de uma corrida de 5km, a partir da entrada da cidade, na Praça da Bíblia, seguindo pelas principais avenidas da cidade. Na sequência, foi realizada uma caminhada de 3km. E, ao fim, já na Praça Duque de Caxias, um delicioso café da manhã reabasteceu a energia dos corredores. Após essas atividades, o 1º Circuito Training finalizou a ação com um excelente programa de ginástica, o Body Combat, ministrado pelo professor de educação física Joanys Luiz.

O Body Combat é um programa de ginástica baseado nos mais diversos estilos de Artes Marciais como: Karatê, Boxe, Capoeira, Muay Thai, Jiu-Jitsu, Kick Boxing, entre outras, e auxilia na queima de gordura, agilidade, flexibilidade, melhora coordenação motora e fortalece o corpo. Além, é claro, de melhorar a autoestima.

Um dos responsáveis pelo projeto, Anderson Polga, comentou a importância do Circuito e agradeceu a participação de todos, "O evento tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de incentivar a população de Goiana à prática de atividade física. Agradeço a todos que acreditaram e participaram do 1º Circuito Training do Outubro Rosa contra o Câncer de Mama", disse.

O projeto contou com o apoio do Açougue do Povo, Impacto, Itamar Veículos, Posto Veloso, Lojão do Especialista, Maria Bonita, Safira, Centro de Ensino Técnico de Goiana, Paula Cabeleireira, Eulla Moda, Enildo Lajes e Blog do Anderson Pereira.

Anderson ainda confirmou a segunda edição do projeto, que será realizada no final do mês de novembro, durante a campanha nacional de combate e prevenção ao Câncer de Próstata, mês conhecido como Novembro Azul.

Sobre a doença

No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente entre mulheres em todas as regiões do País, exceto na região Norte, onde o câncer de colo de útero ocupa a primeira posição. Para o ano de 2014 foram estimados 57.120 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,1 casos por 100.000 mulheres. A taxa de mortalidade por câncer de mama representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira. Descobrir o câncer de mama em seu estágio inicial possibilita a cura em 95% dos casos.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-