27 janeiro 2014

Polícia: Patrulha do Bairro reforça policiamento no interior

Hoje, 72 Patrulhas atuam nas maiores cidades do interior pernambucano, sendo 49 distribuídas na Zona da Mata e Agreste e 23 no Sertão

Relançado em agosto de 2012, o Programa Patrulha do Bairro, executado pela Polícia Militar, tem sido um grande aliado do Pacto pela Vida no combate à violência e na redução da criminalidade em Pernambuco. Inicialmente, implantado na Capital e Região Metropolitana, e logo após no interior. A Secretaria de Defesa Social (SDS) amplia as Patrulhas dos Bairros para outras cidades interioranas, que não tinham este tipo de policiamento, bem como, para municípios que já possuíam.

As últimas cidades a serem beneficiadas pelo Programa foram: Buíque, Trindade, Petrolina, com a PB que atua no bairro de Cosme e Damião; Goiana, na comunidade do Balde do Rio; São Bento do Una; Surubim; Taquaritinga do Norte, para o bairro Pão de Açúcar; Águas Belas; Paudalho e Bezerros, com a PB do distrito de Encruzilhada de São João e Sapucarana. Além do reforço nas cidades do interior, o bairro da Várzea, no Recife, também ganhou incremento do Programa, com mais uma Patrulha do Bairro para reforçar a segurança.

No ano de 2013, com o emprego das Patrulhas dos Bairros na Capital, a redução nos índices dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) foi de 11%, em relação ao ano de 2012. Nesse mesmo período também houve redução em cidades do interior, sendo: 39,02% no município de Petrolândia; 35,21% em Serra Talhada e 20% em Santa Maria da Boa Vista, todas situadas no Sertão do Estado. Na cidade de Goiana, localizada na Zona da Mata, a redução foi de 10,67%.

"O incremento do Programa Patrulha do Barro nas cidades do interior do Estado, já demonstra uma aproximação e interação da população com a Polícia Militar, fazendo com que o policial se sinta parte integrante daquela comunidade", considera o major André Luan Rocha, coordenador adjunto do Programa Patrulha do Bairro.

Ao todo 296 Patrulhas do Bairro atuam em todo o Estado, sendo: 224PB’s na Região Metropolitana, das quais 119 atuam na Capital e outras 105 nas demais cidades da RMR. Já no Interior,72 Patrulhas atuam nos maiores municípios, sendo 49 distribuídas na Zona da Mata e Agreste e 23 no Sertão. Todas as viaturas são equipadas com rádio digital para comunicação direta com os batalhões das respectivas áreas e com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS).

A comunicação entre a comunidade e a Polícia também pode ser feita através de uma ligação telefônica, diretamente para a equipe que se encontra patrulhando no terreno, pois cada viatura dispõe de celular com linha exclusiva, cujo número é fornecido somente para pessoas indicadas pela própria comunidade.

Serviço - O programa possui um canal direto com a população para sugestões, denúncias ou elogios feitos através de formulário disponível na página da SDS (www.sds.pe.gov.br) ou encaminhados para o endereço eletrônico: patrulhadobairro@sds.pe.gov.br. As informações serão tratadas com sigilo e a participação pode ser anônima.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-