01 junho 2013

Assistência: Centro de Referência da Mulher é inaugurado

A Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria de Assistência Social inaugurou nesta semana, o Centro de Referência da Mulher, homenageando a jovem Mariana Cavalcanti de Brito. O Centro terá como coordenadora, a Erica Borges.

O Centro de Referência da Mulher de Itambé é um espaço de acolhimento que tem por objetivo oferecer apoio e subsídio para que a mulher e sua família possam lutar por seus direitos, buscando auto-afirmação e fortalecimento da sua identidade. Trata-se de um espaço de convivência com privacidade e individualidade, com serviços integrados de apoio psicológico, social e jurídico.

A equipe está preparada para iniciar e acompanhar processos de reflexão que possibilitem uma nova postura da mulher frente à situação de violência, discriminação e violação de direitos, entre outras possibilidades de intervenção.

O Centro é uma política de atendimento à mulher, que visa combater uma das faces da desigualdade de gênero e suas conseqüências como  por exemplo a violência. Serviços de atendimento à mulher, porque uma mulher em situação de violência se desestrutura, sente culpa, vergonha e tem muita dificuldade em pedir ajuda ou denunciar o agressor. Violência de gênero não é só um problema da mulher que está nessa situação, mas sim responsabilidade da sociedade civil e do poder público. Trata-se de um problema grave, da área de Direitos Humanos e que deve ser trabalhado como um problema de saúde pública, pelos danos causados no desenvolvimento físico e psicossocial da pessoa.

Decom Itambé
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-