14 maio 2013

Economia: Produção da Fiat em Goiana

Conheça o cronograma inicial da planta da montadora italiana em Pernambuco

No anúncio da instalação da fábrica da Fiat em Goiana, Mata Norte de Pernambuco, a previsão para início de produção era março de 2014. O projeto cresceu e quase dois anos e meio depois, tudo mudou. Com exclusividade, o colunista do Vrum Fernando Calmon teve acesso ao cronograma mais atualizado e com um significativo atraso para as máquinas entrarem em produção. Por outro lado, os planos da montadora no estado são ambiciosos. Como se esperava, além de produtos da própria Fiat, a marca Jeep também foi contemplada.
Previsão das vendas dos primeiros modelos é para abril de 2015

A previsão das vendas dos primeiros modelos é para abril de 2015, três meses depois das engrenagens começarem a funcionar. A princípio são seis modelos previstos (quatro SUVs, uma picape e um sedã) para a planta de Goiana. Não serão fabricados no Brasil, nesse primeiro momento, produtos das marcas Chrysler e Dodge. Isso porque a Jeep tem imagem mais forte no Brasil.

O projeto 338, SUV compacto (provável concorrente do EcoSport e Duster), e o projeto 226, uma picape média, são os primeiros modelos pernambucanos que estarão nas ruas, em janeiro de 2015. Ambos vêm com a mesma arquitetura médio-compacta, que originou o sedã Viaggio (já à venda na China). O cronograma prevê a segunda geração do Viaggio. Sua produção está planejada para iniciar em maio de 2019.
Sedã Viaggio será produzido na planta Goiana em maio de 2016

No final de 2015, em dezembro, será a vez da Jeep (marca Chrysler, controlada pela Fiat) com dois modelos. E ainda um SUV compacto derivado também do 338 da Fiat , projeto 520, e o projeto 546, outro SUV, só que baseado na picape média do projeto 226 (a primeira a sair da planta de Goiana).

Cronograma:
Janeiro de 2015: SUV compacto (projeto 338) e picape média (projeto 226), ambos baseados na mesma arquitetura médio-compacto, que originou o sedã Viaggio (já à venda na China).

Dezembro de 2015: Dois modelos Jeep (marca da Chrysler, controlada pela Fiat), um SUV compacto derivado do 338 da Fiat (aqui denominado projeto 520) e outro SUV (projeto 546), este baseado na picape média 226.

Janeiro de 2016: SUV médio-compacto (projeto XSU) sobre mesma base do projeto 546, da Jeep.

Maio de 2016: Entra em produção, finalmente, o sedã médio-compacto Viaggio (projeto 343), sobre a versátil nova arquitetura que já originou o Dodge Dart.

Correio Braziliense
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-