17 maio 2013

Cultura: Riqueza cultural e religiosa do Xangô são fotografadas em livro

Em 160 páginas com mais de 200 imagens, a obra desvenda os mistérios do xangô

A fotógrafa pernambucana Roberta Guimarães visitou 12 terreiros de xangô das cidades do Recife, Olinda, Paulista e Goiana durante mais de um ano e registrou rituais e cerimônias, muitas vezes reservados. O resultado do trabalho foi divulgado nesta quinta-feira (16) com o lançamento do livro O sagrado, a pessoa e o orixá, na Livraria Cultura do Paço Alfândega.

Em 160 páginas com mais de 200 imagens, a obra desvenda os mistérios do xangô, buscando valorizar "a devoção, orgulho e riqueza cultural e religiosa de seus fiéis", como afirma a fotógrafa. O livro também conta com textos em português do antropólogo Raul Lody, com tradução em inglês.
Como em rituais específicos do xangô não é permitido o uso do flash, Roberta Guimarães precisou se adequar tecnicamente para preservar a qualidade das imagens, buscando interferir o mínimo possível nas cerimônias registradas. Em algumas sessões fotográficas, ela trabalhou mais de 12 horas seguidas, acompanhando rituais detalhistas, como o Ebó das Águas, em que o adepto passa por uma preparação, vai se banhar num rio e depois retorna ao terreiro para finalização da cerimônia.

O preço sugerido do livro é R$ 40. Escolas públicas, bibliotecas, terreiros e pontos de cultura do Estado receberão gratuitamente exemplares da publicação.

NE10
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-