12 maio 2013

Alhandra: Pequenos agricultores são beneficiados com serviços de retroescavadeira

Equipamento foi doado pelo Governo Federal. Prefeito Marcelo Rodrigues recebeu as chaves da máquina da presidenta Dilma Roussef

A máquina retroescavadeira doada pelo Governo Federal a Prefeitura de Alhandra, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), já beneficiou mais de 32 pequenos produtores rurais, em menos de quarenta dias de atividade. Com o novo equipamento, a Secretaria de Agricultura vem realizando, desde o dia 11 de março a abertura de poços e valas, além da recuperação de estradas vicinais que estão facilitando o escoamento da agricultura familiar que abastece centros comerciais paraibanos, como o de João Pessoa e de Campina Grande.
Para o agricultor José Maria Rodrigues da Silva, do Assentamento Salgadinho, o trabalho de recuperação do acesso principal da localidade, executado pela Prefeitura de Alhandra com a retroescavadeira, ajudou bastante no transporte da produção de macaxeira, acerola e feijão dos produtores locais para João Pessoa. “Já estávamos preocupados, pois o rapaz que faz o transporte já havia alertado para a possibilidade de não fazer mais o percurso devido ao péssimo estado da estrada”, lembrou José Maria, comemorando o fim do problema. A solicitação do serviço é feita através do preenchimento de um formulário na sede da Secretária de Agricultura.

Além de José Maria, os produtores da Associação de Moradores das Fazendas Mucatu, Árvore Alta, Andreza, Jussara, Tapuiu, Mata Redonda e Sarapó também fizeram a solicitação da retroescavadeira e foram beneficiados, a exemplo de Antônio Nascimento, do sítio Jussara, onde foi feito o servido de limpeza do poço para melhorar o abastecimento de água da comunidade. “A nova gestão de Alhandra mostra que tem compromisso com o homem do campo e tem trabalhando para melhorar a nossa situação, basta apenas se inscrever na Secretária de Agricultura que é atendido”, explicou Antônio, adiantando que já solicitou outro serviço e está aguardando a sua vez no calendário de atividades.
Calendário – Segundo o secretário de Agricultura de Alhandra, Severino Pereira (Ramos), a retroescavadeiras pode ser solicitada gratuitamente por qualquer produtor da zona rural de Alhandra tanto para melhorar as estradas como auxiliar na terraplanagem, construção de viveiros de peixes, limpeza de açudes, obras de passagens molhadas, barreiros, cisternas, valas e fossas. “A única restrição para a solicitação do equipamento é de que ela seja utilizada na zona rural”, destacou Ramos, lembrando que a observação consta no Termo de Doação, assinado pelo Prefeito Marcelo Rodrigues (PMDB) no ato do recebimento do veículo, no dia 04 de março.

De acordo com Marcelo Rodrigues, a retroescavadeira não está descomplicando só a vida das pessoas que vivem da agricultura em Alhandra, que necessitam, por exemplo, o caminhão de carga, mas também as que utilizam o ônibus escolar, a ambulância ou até mesmo o carro de passeio. “Toda a comunidade está ganhando melhores acessos para transitar e a Prefeitura está cumprindo a sua missão de promover melhorias na vida do cidadão”, finalizou Marcelo.

Secom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-