10 abril 2013

Fiat: fábrica de Betim chega a 13 milhões de veículos produzidos

Maior unidade fabril do Grupo Fiat Chrysler completou 37 anos de operações em Minas Gerais; número histórico foi atingido com a produção de um Palio Sporting

A fábrica da Fiat localizada em Betim (MG) completou a marca de 13 milhões de veículos produzidos nesta terça-feira (9). O número histórico ficou a cargo de um Palio Sporting 1.6 16V E.torQ na cor vermelha. A unidade de produção iniciou as suas operações em 1976, com a produção do modelo 147.

Na época, a fábrica tinha a capacidade de produzir 200 mil unidades por ano. Atualmente, aos 37 anos de operação recém-completados, a unidade pode produzir 800 mil unidades anuais, o que equivale a 3,2 mil veículos por dia.

Os dados permitem dizer ainda que um carro novo é fabricado a cada 20 segundos. De tal forma, a fábrica de Betim é a maior do Grupo Fiat Chrysler no mundo.

Na linha de produção mineira, são produzidos 16 modelos - que acumulam 200 versões diferentes - destinados tanto ao mercado interno quanto ao externo. De acordo com a Fiat, novos investimentos estão sendo feitos para que a capacidade da linha de montagem chegue a 950 mil veículos por ano.

A Fiat em Goiana
A fábrica da Fiat em Pernambuco será instalada em um terreno com 14 milhões de metros quadrados de área contínua, no município de Goiana. Ele comporta um complexo polo automotivo, composto pela fábrica, parque de fornecedores, centro de treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas. A concentração de todos esses processos produtivos em um mesmo parque industrial vai possibilitar o aumento da eficiência na linha de montagem.

Até a inauguração serão aproximadamente dois anos de obras. A terraplenagem começou em janeiro de 2012 e o início da produção está previsto para 2014.
Uol
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-