16 abril 2013

Economia: Estado concede terreno para nova fábrica em Goiana

A implantação da primeira indústria gliceroquímica de Pernambuco dará um passo bastante representativo de um longo caminho. O terreno de quase 80 mil metros quadrados foi oficialmente concedido pelo Estado à BrasbioCombustíveis Engenharia, empresa que construirá a planta Brasbio Química S.A., dentro do Polo Farmacoquímico, em Goiana, na Zona da Mata Norte. Conforme publicação no Diário Oficial, a área fica à margem direita da BR-101 Norte, sentido Recife-João Pessoa. Prevista para operar em janeiro de 2015, a fábrica buscará, agora, as licenças ambientais, outro entrave burocrático no Estado e que a empresa espera que esteja solucionado ainda neste primeiro semestre. A unidade reunirá investimentos de R$ 180 milhões e previsão de gerar 170 empregos diretos. 

A instalação terá 14 meses de duração por precisar aguardar essas licenças ambientais (prévia e de operação). “Além disso, deve começar a época de chuvas, o que inviabiliza a obra de terraplanagem. A ideia é que, começando o processo no segundo semestre deste ano, a operação seja iniciada em janeiro de 2015”, explicou o presidente da Brasbio, Jorge Silva.

A fábrica terá capacidade de processar 120 toneladas de glicerina bruta por dia e será fornecedora para as indústrias química, petroquímica, alimentícia e farmacêutica, por isso a localização dentro das áreas do Polo. “A atuação da Brasbio Química será com tecnologia limpa. Vamos transformar glicerina, co-produzida na matriz energética de biodiesel, em compostos de alto valor agregado, como Propanodiol, Etilenoglicol, Glicerina farmacêutica e Ácido Glicérico. Esses produtos, considerados intermediários, serão a real matéria-prima para produtos como cosméticos, combustíveis, adoçantes e produtos farmacêuticos”, detalhou Silva.

Outro investimento para o Polo de Fármacos também aguarda liberação de área. Serão R$ 20 milhões aplicados e a criação de 50 empregos diretos da fábrica da Ionquímica em Pernambuco. A planta de dez hectares, anunciada há dois anos e meio para integrar o Polo está travada. A área do Polo Farmacoquímico é considerada estratégica pelo Governo de Pernambuco. Por essa razão, indústrias do perfil que são anunciadas para lá recebem incentivos do Programa para o Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), que garante descontos de 95% no crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mer­cadorias e Serviços (ICMS).

Fonte: Folha PE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-