03 abril 2013

Cultura: Nazaré da Mata respira literatura até a próxima sexta

Nazaré da Mata vira polo literário neste Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) da Mata Norte. Além de ser conhecida por seus maracatus de baque solto, a cidade é a terra onde viveu um dos mais importantes poetas da chamada Geração de 1945, com projeção nacional: Mauro Mota. O município também possui um curso de letras, na Universidade de Pernambuco (UPE), o que possibilita o aprofundamento das ações de literatura no local.

A programação das ações foi realizada em parceria com a universidade, que além de parar suas atividades para abrigar o FPNC, oferece, através de seus professores, minicursos e mesas redondas tendo como temas gerais a discussão da produção literária contemporânea, o letramento, o ensino de gramática, o cinema etc. Os minicursos acontecem de até 5 de abril (sexta), sempre das 15h às 17h30. Já as mesas redondas são no dia 4 de abril (quinta), das 19h às 21h30.

Outra ação prevista no campus da UPE em Nazaré da Mata é o Encontro de Escritores e Leitores, no dia 4 de abril (quinta), que se propõe a fomentar a criação de redes entre escritores e difundir a produção literária contemporânea de Pernambuco. Participa da ação o escritor pernambucano, natural de Aliança, Marcus Accioly. Ele é presidente do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco e integrante de importantes movimentos culturais do estado, como a Geração 65 e o Movimento Armorial. A ação será realizada através da articulação com escritores locais e a União Brasileira de Escritores, que implantará células em cada região.

Também é realizado, na mesma universidade, o Seminário de Leituras e Bibliotecas, no dia 5 de abril (sexta), no qual gestores de bibliotecas, estudantes, mediadores de leitura e demais interessados poderão se encontrar, não só parar aprender mais sobre suas atividades, como ainda para serem ouvidos no processo de criação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Além disso, acontece, pela primeira vez na Mata Norte, o A Gente da Palavra, projeto já consolidado na Secretaria de Cultura no qual poetas da região e de outras localidades visitam as casas das pessoas, assim como o fazem os agentes de saúde, só que para declamar poemas. “A poesia é tão vital como a saúde”, reforça o coordenador Wellington de Melo. São visitados, nesta quarta (3/4), os bairros de Vila Maria Doralice (manhã) e Vila do Campo (tarde), no município de Chã de Alegria.

O projeto Escambo de Livros também está presente no campus da UPE de Nazaré da Mata, uma oportunidade de trocar exemplares com outras pessoas. O escambo acontecerá de 2 a 5 de abril, das 15h às 17h30, e das 19h às 21h30.

Fonte: Fundarpe
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-