03 março 2013

Qualificação: Motivação no trabalho e a importância de ter profissionais motivados

O mundo empresarial vem passando por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. As empresas hoje, já estão bastante conscientes da importância de possuir uma estrutura organizacional bem planejada, com capital humano qualificado e mais produtivo. As pessoas assumiram um papel essencial dentro das empresas. Manter a motivação no trabalho em alta e, com isso, conquistar profissionais com um diferencial competitivo, se tornou um dos pontos chaves da administração moderna.

A motivação no trabalho pode ser traduzida como a força, a vontade, o gás que impulsiona os profissionais a iniciar ou manter uma conduta que o levará a conquistar os seus anseios. No ambiente de trabalho, a motivação estimula e mantém os profissionais determinados a colocar em prática suas atividades, sempre visando o sucesso pessoal e o da empresa na qual ele desempenha suas tarefas.Um trabalho bem realizado tem como principal resultado o sucesso. O caminho para se chegar a esse sucesso é trilhado por diversas diretrizes. O profissional precisa ser qualificado, saber quais suas principais habilidades e competências, ter um bom grau de conhecimento sobre suas atividades, etc.

Outro ponto importante para se construir o sucesso dentro de uma empresa, é o trabalho em equipe. Os funcionários que sabem trabalhar em equipe se destacam e crescem profissionalmente. Porém, nem todas essas características e habilidades são o bastante. Aliás, elas perdem a sua força se a equipe não estiver motivada. Profissionais que não tem motivação no trabalho não são produtivos e altos índices de produtividade têm a capacidade de levar a empresa e os funcionários a atingir os melhores resultados possíveis. Porém, a empresa precisa entender que cada profissional tem o seu perfil. A motivação no trabalho não pode ser estimulada, da mesma maneira, em todos. Alguns se motivam por altos salários, outros por desafios, etc.

Em geral, a maioria dos funcionários se sentem motivados e estimulados por ambientes de trabalho saudáveis e com uma boa relação interpessoal; em ser reconhecido pelos seus gestores; enxergar na empresa uma possibilidade de crescimento; participar das decisões e ter voz ativa dentro do grupo de trabalho. Esses são alguns fatores que motivam os funcionários. O líder assume um papel importante nesse processo, pois ele é o responsável por conhecer seus colaboradores e saber reconhecer a melhor maneira de motivar cada um deles.

Matéria de José Rangel

Luciene Souza é formada em administração de empresas pela Faculdade Santa Helena, em Recife; Diretora Executiva da Acerte Recursos Humanos e Qualificação profissional; Consultora profissional nas áreas de qualidade, melhoria contínua e gestão organizacional; Leciona em escolas técnicas e atua no mercado de educação profissional e recursos Humanos a sete anos, além de ser colunista sobre Qualificação Profissional e Empregabilidade no Blog do Anderson Pereira. Contato: acerte.rh@gmail.com e (81)3626-0145.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-