20 março 2013

Itaquitinga: Presídio será entregue em agosto

Cercado de atrasos e paralisações, o Centro de Ressocialização de Itaquitinga (CIR), localizado na Zona da Mata Norte, já tem mês confirmado para ser entregue. Segundo a Secretaria do Governo, o presídio será entregue em agosto deste ano. As obras do CIR de Itaquitinga pararam entre o fim de agosto e o início de setembro do ano passado, e o reinício dos trabalhos está previsto para o fim deste mês.

Com um contrato de R$ 1,9 bilhão, a construtora que mantém o maior controle acionário das obras deverá também gerenciar cinco pavilhões, um prédio administrativo e o projeto de ressocialização por um prazo de quase 33 anos. Atualmente, a empresa que detém o poder acionário é a DAG Construtora. No início, a Avance Construções e Participações era a empresa responsável pela obra, mas como passava por problemas financeiros, ocorrendo até casos de atrasos de dois meses e do 13ª salário dos operários, foi afastada e agora detém uma pequena parte das ações do projeto. Por meio de nota, a Secretaria do Governo informou que não há mais atrasos de salários. 

Considerado um grande projeto de ressocialização em Pernambuco, cerca de 3.126 reeducandos deverão preencher as vagas da unidade prisional. Lá, é pretendido que projetos voltados para a educação, qualificação profissional e reinserção social sejam realizados.

Fruto de uma parceria público-privada, o projeto Itaquitinga vinha com a proposta de resgate do turismo da Ilha de Itamaracá retirando  os três presídios do local. Porém, ainda não existe a certeza das penitenciárias do local serem desativadas com a inauguração do centro prisional. “Ainda vamos discutir com o Governo sobre essa possibilidade”, revelou o secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro. Atualmente, há quatro mil detentos na Ilha. 

Atualmente, Pernambuco conta com 27 mil reeducandos. Com este novo projeto, haverá um considerável desafogamento do grande contingente de detentos que sufocam as unidades prisionais do Estado. Contudo ainda não será suficiente para terminar com a superlotação dos presídios. De acordo com o secretário Romero Ribeiro, entre este ano e o próximo, cerca de sete mil vagas estarão disponíveis para transferir os apenados. As obras dos presídios, tanto os que serão construídos quanto os que serão ampliados, tem prazo de entrega entre um ano e um ano e meio.
Fonte: Folha PE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-