01 março 2013

Goiana: Unidade do Senai deve ficar pronta em 60 dias

Até maio, alunos que se preparam para aproveitar as oportunidades que surgirão a partir do polo automotivo em Goiana, ancorado pelo complexo da Fiat, contarão com um novo espaço para as aulas de capacitação profissional. A prefeitura do município da Mata Norte cedeu um prédio que vai acolher com mais conforto os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O edifício, que originalmente faz parte de um complexo esportivo (Quadra Municipal), na Estrada de Cima, servirá de escola para 60 estudantes dos cursos de eletromecânica e eletrotécnica, até que o terreno de sete hectares destinado para uma escola própria do Senai seja liberado.

O diretor regional do Senai-PE, Sérgio Gaudêncio, foi conhecer de perto, ontem, as instalações do prédio, que tem cerca de 1,5 mil metros quadrados. “O espaço atende às necessidades nesse momento. Será possível fazer três salas e três laboratórios para as aulas práticas nele. Mas antes precisaremos realizar uma pequena reforma, que inclui aplicação de gesso e pintura. Como teremos que abrir um processo licitatório, a nova escola do Senai só deve ficar pronta entre 45 e 60 dias”, explicou.

Atualmente, 60 pessoas de Goiana fazem os cursos profissionalizantes do Senai em salas improvisadas no Prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Centro, e em escolas municipais. As aulas práticas acontecem nos laboratórios da unidade do Senai, em Santo Amaro, no Recife. “Será excelente para os alunos, que não precisarão se deslocar até a Capital, e para nós, que vamos deixar de disponibilizar ônibus para levar e trazer esses estudantes”, comentou.

O presidente da Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD Goiana), Francisco Lucchese Júnior, explicou que o contrato de cessão do prédio vale até o fim de 2014. Entretanto, o acordo pode ser renovado por tempo indeterminado. “A ideia é que eles utilizem o prédio sem nenhuma cobrança por parte da prefeitura, até que a escola técnica do Senai esteja aqui em Goiana”, disse.

Para Lucchese Júnior, manter o Senai com uma estrutura mais adequada é um ganho para o município. “A gente quer dar velocidade maior aos cursos profissionalizantes aqui na nossa cidade, para que os nossos munícipes sejam capacitados e estejam à disposição dos empreendimentos que estão ganhando corpo na região. Esse é o primeiro passo de uma importante parceria que estamos construindo com o Senai”, concluiu.
Fonte: Folha PE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-