14 março 2013

Goiana: Invasores das terras do engenho Catu,em Flexeiras, foram despejados

Por Jota Júnior


Sem terra e agora sem casa, moradores de Flexeiras, que invadiram o terreno que pertence ao engenho Catu, foram despejados na manhã de hoje (14). O mandado de reintegração de posse, expedido pelo juiz substituto Dr Renato Vasconcelos Maia, da 1ª Vara da Comarca de Goiana, no dia 21 de janeiro, determinava a saída dos invasores até o dia 26 de fevereiro. Sem acordo, os moradores foram retirados à força, por cerca de 200 homens, acompanhados de representantes da Usina Santa Tereza (Grupo João Santos). A polícia foi chamada, mas não houve confronto. Maquinas foram usadas para colocar as casas abaixo. 

Com cinco filhos e o marido desempregado há seis meses, Katiane Felix da Silva, de 29 anos, viu o sonho da casa própria desabar. “A gente “tava” construindo aos poucos a nossa casinha. Agora eu vou ter que ir pra casa da minha mãe”, disse. Assim como Katiane, outras famílias recolhiam o que sobrou, entre móveis e o material usado na construção. Segundo informações dos moradores, nenhum representante da Prefeitura de Goiana, esteve no local.  


Bastante emocionada, a dona de casa Maria José de Oliveira, de 73 anos, assistiu a tudo. Ela é moradora da comunidade de Flexeiras e ficou sensibilizada com a situação. “São famílias que perderam o pouco que tinha. É difícil ver um pai com cinco filhos sem ter pra onde ir”, desabafou. Alguns morados afirmam que irão retomar o terreno. Ainda segundo eles, uma reunião com o governador Eduardo Campos, está marcada para a próxima segunda-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
   
 
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-