10 março 2013

Educação: População participa de simulado da Defesa Civil para evacuação de área de risco de enchente

Secretário da Casa Militar participou, com a população, de exercício que simulou evacuação de área de risco em Goiana

“O simulado é um treinamento, como um time de futebol. Se não treinar, não joga bem. Com a Defesa Civil é igual, se a gente não treinar não faz bem feito” Assim o secretário da Casa Militar (Camil), Mário Cavalcanti classificou o Simulado de Preparação para Desastres que a Camil, através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), realizado nesta sexta-feira (8 de março), em Goiana. O evento encerrou o Curso de Operações em Proteção e Defesa Civil (COPDC), que aconteceu esta semana com a participação de agentes de Defesa Civil de municípios da Mata Norte.

O simulado aconteceu pela manhã, na Rua Madureira, próximo ao Córrego da Bueira, uma área de declive, para onde a água das chuvas converge, que apresenta risco de enchente. A comunidade foi alertada através de apitos e carro de som. Rapidamente, os moradores saíram de suas casas e foram encaminhados para a Associação dos Pequenos Agricultores do Loteamento Bela Vista II, onde foram acolhidos e assistiram a uma palestra sobre prevenção de acidentes decorrentes de chuvas. No local residem cerca de 50 famílias, aproximadamente 250 pessoas.

Mário Cavalcanti agradeceu o apoio da Prefeitura, da Associação e dos moradores, falando da importância do simulado. “Em 2011 tivemos um grande desastre onde Goiana foi atingida. O exercício de hoje serve para vocês aprenderem a apoiar a Defesa Civil, caso haja outro desastre e a participação de vocês é de fundamental importância. Todos precisam colaborar porque os bens materiais Deus e o Estado ajudam a recuperar, mas a vida, que é o bem mais precioso precisamos preservar”.

Este é o segundo simulado que a Secretaria da Casa Militar promove este ano. O primeiro ocorreu semana passada, com os municípios da Mata Sul. “Estamos entrando na quadra chuvosa (meses de chuva) da Zona da Mata e RMR, por isso estamos reforçando as ações de prevenção, É importante estar atento e articulado com os municípios. Fizemos na Mata Sul e vamos fazer mais cinco cursos iguais a este na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e no Sertão”, explicou o secretário da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti.

Segundo o coordenador da Codecipe, Tenente-Coronel, Cassio Sinomar  “A simulação é um trabalho de prevenção  importantíssimo porque os técnicos terão a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos no curso.

Além disso, a população começa o processo de transformação cultural necessário, recebendo orientação para observar os alertas e a sair imediatamente de suas moradias para um local seguro”. A Associação de Moradores do bairro servirá como local seguro, concentrando as pessoas que serão evacuadas para palestra de encerramento da atividade.

Além de envolver os agentes de Defesa Civil participantes do COPDC e a população da área, a simulação contou com a participação de policiais militares, membros da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito, do Samu e de outros órgãos.

Goiana foi a cidade mais atingida pelas enchentes de 2011 quando o Rio Goiana transbordou atingindo várias comunidades ribeirinhas e alguns bairros, além das margens do rio. O Governo do Estado, através da secretaria da Casa Militar realizou a dragagem do Rio Goiana de onde foram retirados 40 mil metros cúbicos de lixo.
Secretário Mario Cavalcanti, ao centro, rodeado por crianças que receberam noções de Defesa Civil em escola de Goiana

Alunos de Goiana tem desenhos premiados
O estudante do 8º ano da Escola Municipal Dr. Manoel Borba, Manoel Gabriel, teve seu desenho escolhido como o melhor entre mais de 100 alunos que participaram, na quinta-feira (7/3) da dinâmica aplicada por agentes da Defesa Civil, após a apresentação do Cordel “Toda Cidade Nasce de um Rio”. Os alunos assistiram a uma dramatização do Cordel e fizeram desenhos interpretativos ao tema. Além dele, foram premiadas as alunas Gabriela Gomes, 6º ano, e Daniela da Silva Lira, também do 8º ano.

De acordo com o Capitão bombeiro Wladimir De Paula, autor do Cordel, a dinâmica consistiu em apresentar o texto usando técnicas de teatro, dramatizando o conteúdo, para que os alunos pudessem ter uma melhor compreensão. “Os versos falam da importância do rio e da necessidade da população preservá-lo. Falamos das enchentes de 2010 para mostrar que ações simples como não jogar lixo nos rios, limpar as margens e não construir moradias em áreas de preservação ambiental, podem evitar novos desastres”. A dinâmica da aula com as crianças, que estão na faixa etária de 12 a 14 anos, foi interagir com os estudantes que se integraram à peça de teatro e expressaram suas interpretações da estória através de desenhos. Os agentes de Defesa Civil, que participavam do curso, atuaram como facilitadores”, comenta De Paula.

Para o Secretário da Casa Militar, Mário Cavalcanti a ação é importante porque envolve a comunidade e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes. “Desenvolver um trabalho específico com crianças e adolescentes é um objetivo antigo nosso porque são mais receptivos às novas atitudes. Eles têm um poder de absorção grande e multiplicam a informação para a família e amigos com mais facilidade”, explica. Ele disse que aquela escola já se tornou um símbolo da Defesa Civil e deixou uma mensagem para os adolescentes “É na escola que adquirimos conhecimento, que a gente progride e se torna alguém. Eu também estudei em escola pública e sei que todos nós temos condições de subir na vida. Se Deus quiser, daqui a 10, 15 anos, vou encontrar alguns de vocês exercendo cargos em Goiana, no Estado ou no Governo Federal”.

Assessoria de Imprensa
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-