17 fevereiro 2013

Economia: Em Itaquitinga, promessas ficam meio cumpridas

Nas obras do presídio, pendências somam R$ 2 milhões

A promessa de pagamento aos trabalhadores do Centro Integrado de Ressocialização (CIR), que está sendo erguido no município de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), foi cumprida parcialmente, na última quinta-feira. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Marreta), foram quitadas as pendências referentes à segunda parcela do 13º e à folha salarial do mês de dezembro. Até o fechamento desta edição, os valores correspondentes ao mês de janeiro ainda não haviam sido quitados integralmente. Ao todo, essas pendências somam R$ 2 milhões.

“Estou tentando entrar em contato com a nova empresa para saber o que aconteceu. Existe a possibilidade de o valor já ter sido liberado, mas ainda não ter caído na conta dos trabalhadores. É uma suposição, mas que só teremos certeza depois que conversarmos”, afirmou a presidente do Marreta, Dul­cilene Morais. Na quinta-fei­ra, a reportagem conversou com a DAG Construtora, empre­sa baiana que ficou à frente das obras 

do presídio, após o afasta­mento da conterrânea Advan­ce Construções e Participa­ções LTDA, causadora dos problemas trabalhistas e, por consequência, da paralisação das obras que já ultrapassa seis meses.

Por telefone, a empreiteira disse que havia repassado o valor integral dos salários atrasados à Advance, para que todo o débito fosse quitado.

Entretanto, mesmo essa pendência sendo resolvida, Dulcilene garantiu que as obras do presídio só serão retomadas quando a DAG Construtora liquidar outros problemas trabalhistas ainda existentes, relacionados ao repasse do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), INSS, bem como o pagamento das verbas rescisórias. “As coisas têm que ser resolvidas tecnicamente e juridicamente com muita cal­ma. Os trabalhadores só retornarão aos canteiros após tudo ser liquidado, pois não vamos aceitar um ‘cala a boca’”, declarou. Ainda de acordo com Dulcilene, uma reunião será marcada para discutir esses pontos ainda em abertos.

No último dia 31 de janeiro, quando o secretário de Governo, Milton Coelho, anunciou a saída da Advance Construções e Participações LTDA do projeto. Foi divulgado que a retomada das obras do CIR de Itaquitinga acontecerá no fim de março e o término da construção ocorrerá 90 dias após esse reinício, ou seja, em meados de junho.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-