17 janeiro 2013

Saúde: Hemobrás fornecerá equipamentos e consultoria para hemocentros

Serão investidos cerca de R$ 3,6 milhões, recursos provenientes de convênio firmado com o Ministério da Saúde

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) já está preparando seus fornecedores para iniciar a operação de sua fábrica a partir de 2014. O empreendimento encontra-se em construção no município de Goiana, em Pernambuco. Neste ano, a estatal, vinculada ao Ministério da Saúde (MS), vai adquirir equipamentos para elevar ao padrão industrial do plasma coletado dos doadores de sangue nos serviços de hemoterapia de todo o Brasil, pois este hemocomponente é a matéria-prima dos hemoderivados.

Serão investidos cerca de R$ 3,6 milhões, recursos provenientes de convênio com o MS, na aquisição destes equipamentos e também na realização de consultorias para capacitar os trabalhadores de dez serviços de hemoterapia no País, entre eles, o Hemope. Alguns destes serviços são potenciais fornecedores ou já são fornecedores de plasma, insumo que já está sendo armazenado na câmara fria da planta industrial da Hemobrás desde setembro do ano passado, quando este módulo da fábrica entrou em operação.

Os primeiros equipamentos terão a licitação aberta no próximo dia 24 deste mês. São cinco centrífugas para os hemocentros de Pernambuco (Hemope), do Rio de Janeiro (Hemorio), Minas Gerais (Hemominas), Presidente Prudente e Fundação Pró-Sangue, estes últimos em São Paulo. Os cinco serviços de hemoterapia são fornecedores de plasma para a estatal, passaram por auditoria da Hemobrás e informaram carência dos itens. As centrífugas servem para separar os componentes do sangue e, consequentemente, obter o plasma para a produção industrial.

Também neste ano devem ser adquiridos 30 sistemas de monitoramento da cadeia do frio, conjunto de equipamentos que monitoram de forma automática e constante as temperaturas dos componentes do plasma para garantir sua conservação. “Sem este sistema, o serviço costuma monitorar as temperaturas manualmente”, esclareceu a gerente interina de Plasma e Hemoderivados, Marisa Peixoto. Outros 30 sistemas de monitoramento de velocidade de congelamento do plasma serão licitados. “Estes sistemas servem para saber se os freezers de congelamento estão realizando o processo de forma satisfatória”, complementou Marisa.

O fornecimento de equipamentos para os hemocentros é uma atividade da Hemobrás que vem sendo realizada desde 2007, sempre em convênio com o Ministério da Saúde. Em 2011, último ano de aquisição de equipamentos, a estatal instalou 20 sistemas de monitoramento da cadeia do frio. Em 2012, a empresa fez um novo mapeamento das necessidades dos serviços de hemoterapia para fazer a aquisição este ano. A seleção dos hemocentros para receber os itens é feita pela Hemobrás em conjunto com a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) da Secretaria de Atenção à Saúde do MS, no intuito de qualificar a hemorrede (rede de serviços de hemoterapia em todo o País).

CONSULTORIAS – Uma novidade que a Hemobrás implantará este ano junto aos serviços de hemoterapia é a prestação de consultorias. “Instalávamos os equipamentos, mas muitos serviços nos informavam que se ressentiam de um maior preparo técnico para manuseá-los. Com esse diagnóstico, resolvemos investir no treinamento”, explicou a gerente interina da GPH da Hemobrás.

Assessoria de Imprensa da Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-