05 janeiro 2013

Economia: CBVP fecha contratação de recursos


A Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) finalizou a contratação de R$ 521 milhões para a construção da fábrica em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O volume de recursos, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), representa quase 70% do investimento total previsto para implantação da planta industrial de 90 mil m2, orçado em R$ 800 milhões. O financiamento será via Banco do Nordeste (BNB) e todo o complexo tem agenda para começar a operar em agosto de 2013.



A fábrica será a primeira a produzir vidros planos do Nordeste e a única no Brasil nesse segmento com capital 100% nacional. A unidade terá capacidade para produzir 900 toneladas de vidro por dia, gerando 340 empregos diretos. Segundo o diretor Comercial da CBVP, Henrique Lisboa, metade da mão de obra, inclusive, já está contratada.



“Hoje, mais de mil trabalhadores atuam na obra. Enquanto a fábrica não opera, a demanda dos 230 clientes atuais é atendida via importação, que chega pelos portos de Suape e de Santos (SP)”, disse. “O volume importado representa cerca de 40% do que a futura planta vai produzir. As origens são Estados Unidos, Itália e países do Oriente Médio”. Ainda segundo o diretor, a Companhia Brasileira de Vidros Automotivos (CBVA), outro grande projeto do grupo, ainda não tem previsão de iniciar as obras de implantação da unidade. Falta o parceiro tecnológico, que a empresa ainda não bateu o martelo.


De acordo com o superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Francisco Carlos Cavalcanti, há demanda forte para o processo produtivo a ser realizado pela fábrica. “A capacidade de produção atual no País não é suficiente para atendimento de 100% do mercado nacional, que cresce a taxas históricas equivalentes a duas vezes o crescimento do PIB (Produto interno Bruto), revelando assim a oportunidade de entrada de um novo player, inclusive para substituir o consumo de produtos importados”, garante.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-