06 dezembro 2012

Economia: Fiat em Goiana já tem abastecimento de água

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está apta a ofertar a demanda de água da futura fábrica da montadora Fiat, em implantação no município de Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado. A primeira etapa da obra do sistema de abastecimento está concluída e, agora, será feita a segunda etapa. Trata-se da construção de uma adutora de 14 quilômetros, com capacidade de levar 60 litros de água por segundo para a unidade. A implantação está orçada em R$ 3,8 milhões. A previsão é de que as obras a Adutora de Água Tratada e do Stand Pipe comecem em janeiro de 2013.

As áreas para implantação da Adutora já foram autorizadas pelo governador do Estado, Eduardo Campos, a integrar o patrimônio da Compesa, seguindo os trâmites necessários para dar andamento ao projeto. O decreto com a liberação foi publicado no Diário Oficial do Estado do último sábado, 1º de dezembro. Segundo a publicação, as áreas mencionadas encontram-se descritas em plantas integrantes do Projeto Técnico específico, arquivadas na Compesa. Além disso, as despesas decorrentes das negociações serão de recursos financeiros da Compesa, que ficará automaticamente autorizada a promover a desapropriação, judicialmente ou não.

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a segunda etapa depende de alinhamento com a diretoria da Fiat, que definiu recentemente como será o abastecimento interno do complexo fabril. “Precisaremos negociar as áreas de terra necessárias para implantação desse segundo projeto, que, pela proximidade com a fábrica, é de uma usina, na qual a maior parte do terreno é área de cana-de-açúcar”, destacou Tavares. A planta da Fiat está orçada em R$ 4 bilhões e tem prazo de começar a operar em 2014.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-