04 dezembro 2012

Dengue: Notificações aumentam no Estado. Goiana está entre as cidades que tiveram um aumento neste percentual

No entanto, o número de mortes teve queda em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou, on­tem, que Pernambuco teve um aumento de 66,2% dos casos de dengue notificados, em relação a 2011. Este percentual quantitativo, relativo a 61.235 mil casos, foi identificado entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Deste total, 25.236 mil incidências foram confirmadas. Durante o mesmo período de 2011, esse valor chegou a 36.845, dos quais 15,5 mil foram confirmados. No entanto, segundo a assessoria de Imprensa da SES, o número de mortes pela doença caiu de 100 em 2011 para 75 este ano.

Os números da pasta estadual apontam uma redução significativa de casos considerados graves: 206 em 2012. Enquanto que no ano passado o órgão registrou 660. Além disso, neste ano, a partir de setembro, a Secretaria vem observando que os casos de dengue estão diminuindo a cada semana. 

“Notamos que as mortes por dengue diminuíram. Mesmo assim, em alguns municípios, o índice de empestação está elevado. E identificamos que dez cidades estão em situação de risco”, pontuou a coordenadora do Programa Estadual de Prevenção à Dengue, Claudenice Pontes. De acordo com ela, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR); Feira Nova e Surubim, no Agreste; Condado, Aliança e Itaquitinga, na Mata Norte; e Exu, Ipupi, Betânia e Calumbi, no Sertão, detêm o maior número de incidentes do Estado.

A coordenadora alertou para a possibilidade de epidemia, caso es­tas cidades não consigam reduzir as ocorrências. “Acreditamos a intermitência no serviço de abastecimento de água na RMR e a falta dela no Interior pode ter favorecido um criadouro que colabora com a ascensão da doença”, considerou.

Para a gestora, o trabalho de conscientização, junto à população, seria a principal frente de combate à dengue. “O momento de começar a luta é agora. Temos que fazer um trabalho educacional, para que a sociedade nos ajude também. A Secretaria de Saúde vai iniciar ações de combate à doença e conta com o apoio de todos”, ressaltou.

A assessoria de Imprensa da Secretária de Saúde também divulgou as cidades que tiveram o maior percentual de notificações, são elas: Recife (22,98%), Jaboatão (8,12%), Cabo de Santo Agostinho (4,90%), Olinda (4,61%), Paulista (3,03%), Abreu e Lima (2,52%) e Ipojuca (2,23%), todas da RMR; e Caruaru (4,71%), no Agreste, Afogados da Ingazeira (4,19%), no Sertão, e Goiana (1,68%), na Mata Norte.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-