09 novembro 2012

Saúde: Hemobrás participa do Hemo 2012 com estande, palestras e trabalhos científicos

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) marca presença no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2012, o maior evento da especialidade em toda a América Latina, realizado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). Este ano, a estatal, vinculada ao Ministério da Saúde (MS), contabiliza o maior número de representantes em todas as vezes que participou: serão 19 profissionais, que atuarão desde o atendimento ao público no estande montado em colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, também do MS, à realização de cinco palestras e exposição de dois trabalhos científicos. O Hemo 2012 segue até o dia 11/11, no Rio de Janeiro.

Considerado o terceiro maior congresso da especialidade no mundo ocidental, o Hemo 2012 espera reunir cinco mil pessoas de diversas especialidades, a exemplo de hematologistas, hemoterapeutas, odontólogos, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros e biomédicos, além de gestores de hemocentros, profissionais de áreas correlatas e representantes de esferas governamentais da Saúde. Também haverá a participação de 62 convidados de 16 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Canadá, Áustria, Venezuela, República Tcheca e Tailândia, que são referências internacionais e irão debater temas como hematologia pediátrica, anemias, hemostasia, onco-hematologia, hemoterapia e citometria de fluxo.

As apresentações da Hemobrás têm início já no primeiro dia do evento. O diretor de Produtos Estratégicos e Inovação da estatal, o médico hematologista Luiz de Melo Amorim, ministrará a palestra “Qualificação de equipamentos e validação de processos em Hemoterapia”, dentro do 6º Simpósio de Gestão em Unidades de Hemoterapia, evento multidisciplinar paralelo ao Hemo 2012 que acontece das 8h30 às 18h. No dia 9/11, Luiz de Melo Amorim volta a proferir palestra, desta vez no estande. O tema abordado será “O projeto Hemobrás: situação atual e perspectivas”, das 11h às 11h40.

No local, haverá ainda mais três apresentações da Hemobrás. A gerente de Plasma e Hemoderivados, a também médica Adriana Parodi, falará sobre “A gestão do plasma na câmara fria da Hemobrás”, das 17h às 17h40 do dia 9/11, e sobre a “Qualificação dos hemocentros brasileiros como fornecedores de plasma”, das 11h às 11h40 do dia 10/11. Já o farmacêutico Cauêh Nunes Jovino, da Gerência de Incorporação Tecnológica e Processos, discorrerá sobre “O projeto de transferência da tecnologia de produção de hemoderivados”, das 13h30 as 14h10 do dia 10/11.

No espaço para trabalhos científicos, a Hemobrás participará com dois painéis elaborados pela equipe do Laboratório de Produção de Cola de Fibrina, que serão expostos no dia 10/11. O pôster “Incidência de parvovírus B19 em plasma de doadores de sangue destinados à produção de cola de fibrina líquida vírus-inativada” será apresentado pela técnica em produção de hemoderivados Karla Melo. Já o sobre “Validação do processo de produção de cola de fibrina líquida vírus-inativada” ficará sob a responsabilidade do chefe de serviço do Laboratório de Cola de Fibrina, o farmacêutico Frederico Monteiro.

A equipe da Hemobrás no Hemo 2012 será formada, ainda, por representantes das áreas de Controle da Qualidade; Tecnologia da Informação; Desenvolvimento e Inovação; Pesquisa; Produção de Hemoderivados e Biotecnologia; Engenharia e Automação; Comunicação, Marketing e Eventos e da Gerência de Gabinete. Estes profissionais se revezarão para estar full time no estande, fornecendo orientações sobre a empresa e a fábrica, em Pernambuco, que desde setembro vem armazenando todo o plasma com qualidade industrial (matéria-prima dos hemoderivados) recolhido em hemocentros brasileiros, paralelamente à construção dos demais blocos da unidade fabril; sobre a cola de fibrina, cuja distribuição teve início em outubro; e a futura produção de hemoderivados, quando a fábrica entrar em operação, previsto para 2014.

SOBRE A HEMOBRÁS - A Hemobrás trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de medicamentos derivados do sangue. Para isso, produzirá na sua fábrica remédios fundamentais para milhares de pessoas portadoras de hemofilia, imunodeficiência primária, câncer, Aids, cirrose, queimaduras graves e em tratamento de terapia intensiva. Seus produtos (cola de fibrina, albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX, complexo protrombínico e fator de von Willebrand) serão distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), colaborando para o tratamento da população e o fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde do Brasil.

Assessoria de Imprensa
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-