09 novembro 2012

Finanças e Dinheiro: Educação Financeira por José Rodolfo - Parte 1

A ideia de padrão de vida, em geral, está associada a outro termo: classe social. Mas nem mesmo as estatísticas oficiais do país conseguem estabelecer claramente quais são as características de cada uma das classes sociais no Brasil. Afinal de contas, o que é pertencer à classe baixa, média ou alta? Essa é uma questão complexa, que sempre terá opiniões contrárias. O importante é que, independentemente de sua classe social, você precisa aprender a viver de acordo com o que ganha. Ou seja, manter um padrão de vida sustentável, que lhe permita estar sempre na posição de poupador e não na de devedor!

Se você está atolado em dívidas, é muito provável que viva fora de seu padrão de vida. E acredite: isso não acontece apenas com você.

Há milhões de pessoas na mesma situação, que, no entanto, preferem viver de aparências. É comum encontrar gente que se intitule "rica", mas, que na realidade, está totalmente quebrada, endividada!

A maioria dos verdadeiros milionários não são exibicionistas. Ao contrário, eles costumam ser discretos e ter hábitos simples, com exceção é claro das celebridades que dependem dos holofotes e ostentam um padrão de vida e de consumo fora do comum, para manter a aura de glamour em torno de si. Mas esse é um mundo de ilusão. Para ser sustentável financeiramente é preciso viver dentro da sua realidade, e assim realizar sonhos mais consistentes, #ficaadica!

José Rodolfo M C Rodrigues é formado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela Facinter e especialista em Docência do Ensino Superior Pela Faculdade Mauricio de Nassau. Atua como Contador em diversas empresas do Recife e Interior do Estado. É também Especialista em Imposto de Renda Pessoa Física e Consultor em Planejamento Financeiro Pessoal e Multiplicador em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Certificado pelo CRC/PE como multiplicador em Contabilidade Internacional. Atualmente também é professor de Contabilidade Pública e Contabilidade Internacional pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e Faculdade Mauricio de Nassau. E professor da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (ETEPAM) na modalidade EAD-Ensino a Distância.

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-