15 novembro 2012

Cultura: 2ª Mostra Canavial de Cinema inicia nesta quinta (15). Goiana receberá a ação a partir do dia 22

De 15 de novembro a 2 de dezembro as cidades de Vicência, Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina e Nazaré da Mata, todas da Zona da Mata Norte do estado, vão receber a 2ª Mostra Canavial de Cinema, evento que integra o Festival Canavial e que, mais do que levar cinema a lugares onde o acesso é limitado, pretende fomentar a discussão sobre a produção audiovisual dentro e fora de Pernambuco. As ações da Mostra incluem o 2º Seminário sobre Arranjo Produtivo Local, para debater a cena audiovisual; o lançamento do Núcleo de Produção Engenho Digital – NPED; além das sessões de cinema gratuitas em espaços públicos das sete cidades. A 2a Mostra Canavial de Cinema tem incentivo do Funcultura e apoio das Prefeituras de Vicência, Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina e Nazaré da Mata.

Este ano a Mostra Canavial de Cinema destaca o tema do Desenvolvimento Econômico e qualidade de vida, buscando suscitar reflexões acerca das transformações econômicas e sociais pelas quais algumas cidades do interior vêm passando. A curadoria dos filmes da Mostra e a identidade visual do evento refletem bem essa questão.
Nos dias 1 e 2 de dezembro, em Nazaré da Mata, produtores independentes, representantes de Pontos de Cultura e de entidades do setor de audiovisual, técnicos, gestores públicos e ativistas sociais se reunirão no 2º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte. O Seminário possibilita a discussão sobre maneiras criativas de consolidar um Arranjo Produtivo Local (APL) em audiovisual e oportuniza a abordagem de temas como formação técnica, captação de recursos, formalização de parcerias e estruturação física e jurídica para o APL em audiovisual.

Outro destaque da 2ª Mostra Canavial de Cinema é o lançamento do selo Núcleo de Produção Engenho Digital – NPED que passará a assinar todos os projetos desenvolvidos em audiovisual na Mata Norte (cineclubes, mostras, seminários, projetos de formação e de conteúdo), e tem como proposta consolidar o Arranjo Produtivo Local na região, conforme atesta o Coordenador geral da Mostra Canavial de Cinema, Caio Dornelas: “O NPED desenvolverá todas as ações necessárias e possíveis para a consolidação do APL em audiovisual na região, atuando na formação de olhar crítico, formação de público, discussões de políticas públicas, formação técnica e produção de conteúdo. O NPED é, ao mesmo tempo, escola de cinema, produtora de conteúdo audiovisual e de eventos cujo tema seja audiovisual”. A princípio o NPED terá sua base no Engenho Poço Comprido, em Vicência, e realizará  um curso de 170 horas/aulas com foco na produção de documentários.

Os filmes que compõem a 2ª Mostra Canavial de Cinema, estão distribuídos em 14 sessões, em espaços públicos de 7 cidades e divididos em 2 programas: Programa 1 - “Do Canavial para o Mundo”: composto por curtas-metragens que têm conteúdos sociais e/ou antropológicos formadores da realidade canavieira da Zona da Mata Norte de Pernambuco; e o Programa 2 – “Do mundo para o Canavial”: com curtas-metragens que têm conteúdos sociais e/ou antropológicos formadores do mundo globalizado e que encontram uma interface na realidade canavieira da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Programação dos filmes da 2ª Mostra Canavial de Cinema:
DO CANAVIAL PARA O MUNDO
| Programa 1|
Maracatu Atômico Kaosnavial (Ficção/ 20'/ Cor/ Pernambuco/ 2012)
Garotas da Moda (Documentário/ 20' / Cor / Brasil / 2012)
Dia Estrelado (Animação /17´/ Cor/ Pernambuco/2011)
Bode Movie (Ficção/ 12´/ P&B/ Paraíba/ 2010)
Águas de Romanza (Ficção/15´/Cor/ Brasil/ 2002)

DO MUNDO PARA O CANAVIAL
| Programa 2|
Dique (Experimental/ 18´/Cor/ Olinda/ 2012)
Concreto Armado (Documentário/3´/ Cor/ Pernambuco/ 2012)
Desterro (Documentário/ 14´/ Cor / Bahia/ 2012)
Pajerama (Animação/ 9´/ Cor/ São Paulo/ 2008)
Refluxo (Ficção /2´/ Cor/ Pernambuco/ 2012)
Emboladas (Experimental/ 2´/ Cor/ Pernambuco/ 2011)
Marcovaldo (Ficção/ 15´/Cor/ Rio Grande do Sul/ 2010)
Engravatados (Experimental/ 2´/ Cor/ Pernambuco/ 2011)
Pólis (Documentário/ 22 min/ Cor / Minas Gerais/ 2009)
Pça. Walt Disney (Documentário/ 21´/ Cor/ Pernambuco/ 2011)

Serviço:
2ª Mostra Canavial de Cinema
Quando: de 15 de novembro a 2 de dezembro
Local: Praças e espaços públicos das cidades das cidades de Vicência, Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina e Nazaré da Mata
Hora: Exibições cinematográficas com início às 19h30;
Quanto: Aberto ao público
Informações: www.mostracanavial.com.br

Assessora de Imprensa
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-