27 outubro 2012

Invasão: Moradores de Flexeiras invadem terreno de usina

Por Jota Júnior

Desde a última segunda-feira (22), um grupo com cerca de 30 famílias, moradores da comunidade de Fleixeiras, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco, invadiram um terreno que fica as margens do canavial, também em Flexeiras.

Segundo o grupo, o terreno é improdutivo e serve apenas para esconder ladrões e estupradores, que segundo eles, ficam escondidos durante a noite no canavial. Eles querem o direito de apropriação do terreno para construção de moradia. Até o momento os manifestantes não receberam a visita de nenhuma autoridade do município. Eles alegam não saber a quem pertence o terreno.

Porém, segundo os manifestantes, a Usina Santa Tereza – suposta dona das terras - enviou na tarde de quinta-feira (25), funcionários armados com facões, que cercaram o terreno, na tentativa de intimida-los. “A Usina colocou um monte de trabalhador armados com facões e aqui nem tem mais cana plantada. Mas não vamos sair daqui até que haja uma negociação. Todo mundo aqui mora de aluguel, queremos apenas um terreno para construir nossa casinha”, disse um dos manifestantes, que não quis se identificar. Não houve confronto.

Nossa equipe tentou falar com funcionários da Usina Santa Tereza, mas, não fomos atendidos. Até o fechamento desta edição, o grupo permanecia no local aguardando um possível acordo.
Confira os vídeos:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-