25 outubro 2012

Agronomia: IPA testa adaptação do dendê no solo de Goiana

Instituto Agronômico de Pernambuco plantou mudas em Goiana. Dendê pode ser uma alternativa econômica interessante para a região.

Pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estão avaliando qual espécie de dendê se adapta melhor à Zona da Mata. A intenção é criar uma nova opção de cultivo para agricultores familiares da região com a produção de óleo combustível derivado da planta. A pesquisa está sendo desenvolvida em um hectare e meio da Estação Experimental de Itapirema, no município de Goiana, na Mata Norte. Os técnicos plantaram sete genótipos, variedades de dendê.

A Zona da Mata de Pernambuco é, historicamente, uma região quase que inteiramente ocupada pelo plantio de cana-de-açúcar. Como o período de entressafra da cana se estende por quase a metade do ano, o cortador fica desempregado por meses. Os pesquisadores do IPA veem o dendê como uma alternativa econômica interessante para a região, já que a planta é perene, ou seja: dá frutos o ano inteiro.

Os dendezeiros foram plantados há dois anos no solo de Goiana. Daqui a um ano, devem começar a dar frutos e, quando atingirem os oito anos, podem chegar a produzir 20 toneladas de frutos por hectare. De acordo com os agrônomos, cada uma dessas 20 toneladas do fruto chega a render seis mil litros de óleo de dendê, que é usado para dar mais sabor aos alimentos, na indústria de biscoitos e na de cosméticos, por exemplo. A planta pode ser cultivada durante 25 anos seguidos, porque ela não para de produzir frutos, mesmo com o corte dos cachos.
O que os técnicos querem saber com esta pesquisa é quais variedades se adaptam melhor à Zona da Mata. Para isso, eles fazem medições a cada três meses. "A gente está avaliando o crescimento da planta, o diâmetro do caule e o aparecimento das inflorescências e, posteriormente,  a produção de sementes e o percentual de óleo", comenta Ivan Oliveira, coordenador do programa de Agroenergia do IPA.

A colheita deve começar em dois anos, permitindo a avaliação dos frutos. O IPA conta com a possibilidade de ajudar a desenvolver uma cultura que gere produção de óleo combustível derivado do dendê. É uma alternativa para pequenos e grandes agricultores da Zona da Mata. "Dentro do programa de produção de óleo, o dendezeiro é a rainha das oleaginosas, chegando a produzir até sete toneladas de óleo por hectare a partir de oito anos de produção", aponta o presidente do Instituto Agronômico Júlio Zoé de Brito.

O dendezeiro é uma planta de origem africana, que, no Brasil, é cultivada em grandes áreas na Bahia, no Pará e no Amapá. Ela se adapta bem ao clima úmido e quente e a solos profundos, onde possa espalhar as raízes. Precisa de muita água, tanto quanto os coqueiros, e de pelo menos cinco horas de luz do sol por dia.

Com informações do G1
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-