27 julho 2012

Mulher: MPPE firma convênio para criação de Núcleo de Apoio à Mulher em Goiana


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) continua na luta para prevenir e erradicar a violência contra a mulher. Desta vez a Instituição firmou um convênio com a prefeitura municipal de Goiana e a empresa Sada Transportes e Armazenagens S/A, para a criação de um Núcleo de Apoio à Mulher na cidade. O convênio foi assinado na manhã de hoje (24), no Cine-teatro Polytheama, no  município. A criação de um Núcleo na cidade é uma estratégia do MPPE para prevenir a violência contra a mulher, devido aos grandes empreendimentos que deverão aportar na cidade a partir do ano que vem. Além da assinatura do documento, o MPPE também fez o lançamento da Campanha Bem-me-quer, que tem como objetivo ampliar a informação. alertar e reforçar as questões sobre o respeito e a garantia dos direitos das mulheres.

O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, explicou que a preocupação do MPPE  com o município de Goiana se dar devido ao exemplo do que aconteceu com os municípios próximos ao Porto de Suape. “Houve o desenvolvimento, mas também impactos sociais em Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Escada, com o aumento da violência. Em Goiana vai fazer diferente, e o Ministério Público está aqui para cobrar dessas grandes empresas, desses grandes empreendimentos uma contrapartida social. Nós estamos aqui para fazer um trabalho de conscientização, porque, não podemos mais aceitar agressões contra as mulheres e o MPPE não vai ficar calado”, disse. Ele ainda acrescentou que a violência vem crescendo em todos os sentidos, devido a falta de compromisso dos antigos gestores. “Hoje, como procurador-geral de Justiça, tenho a oportunidade de dizer ao goianense que posso cobrar de cada gestor o seu compromisso com a sociedade. Quando assino esse documento para a criação de um Núcleo da Mulher em Goiana, saio daqui mais tranquilo, porque sei que futuramente nós vamos ter resultados positivos”, explicou.

O prefeito do município, Henrique Fenelon Filho, agradeceu o empenho do MPPE e a disponibilidade da Sada em proporcionar o funcionamento da unidade de defesa da mulher na cidade. “Estamos nos precavendo, tomando providências para o desenvolvimento que vai chegar. É cuidado e preocupação do MPPE com a cidadania, com as pessoas”, falou.

Para a criação e funcionamento da unidade fora da Capital, foi necessária a designação de um promotor de Justiça para atuar no Núcleo da cidade. O promotor Fabiano Saraiva é quem ficará responsável pela demanda com relação a casos de violência contra a mulher. “A mulher é o centro da família e a família o centro da cidadania. Agir preventivamente é contribuir para uma sociedade mais justa e onde as pessoas se respeitam”, pontou Fabiano Saraiva. “Este é um momento de dar um basta na violência e conscientizar a igualdade de gênero e respeito a integridade das pessoas. Estamos aqui para promover a cidadania das mulheres de Goiana”, afirmou.

Também participaram da solenidade de assinatura do convênio o gerente comercial da Sada, Edson Luiz Pereira; a diretora-geral de enfrentamento a Violência de Gênero no Estado, Eliane Rodrigues; o coordenador do Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE, promotor de Justiça João Maria Rodrigues; o promotor de Justiça de Defesa da Infância da cidade, Genivaldo Fausto de Oliveira; a secretária municipal de Políticas Sociais, Graça Gusmão; o assessor Jurídico da prefeitura, Marcos Veloso e o presidente da Agência de Desenvolvimento, Rodrigo Augusto.

Ao final da solenidade de assinatura do convênio, o público presente pode conferir a apresentação da peça teatral “Veja você... Margarida”, que trata de forma cômica da problemática da violência contra a mulher, estimulando a população a denunciar seus agressores e fazer valer a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Assessoria de Imprensa do Ministério Público de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-