28 junho 2012

Religião: Santas Missões Populares por Rafael Cristiano


A igreja ultimamente tem falado muito em um assunto que é conhecido por muitos, que são as Santas Missões Populares.

As Santas Missões Populares servem para nos lembrar de que todos nós -católicos batizados- somos por natureza missionários e temos a responsabilidade de anunciar o Cristo e sua Boa Nova à todos aqueles que ainda não ouviram falar no Cristo, e até mesmo àqueles que se afastaram ou se esqueceram do salvador da humanidade. Em suas conclusões o documento de Aparecida reforça o que o concilio Vaticano II já havia dito, que a Igreja é por sua natureza missionária.

Por tanto, todos os fiéis são por natureza missionários. "A vocação ao discipulado missionário é convocação à comunhão em sua igreja." (CF: Dicionário de Aparecida, p. 35).

Digamos que as Santas Missões Populares é um novo meio da comunidade leiga evangelizar a comunidade leiga. Por isso é que a Igreja está pedindo que seu clero prepare seus fiéis paroquianos para serem verdadeiros missionários do Cristo Jesus. Por tanto, as Santas Missões Populares são na verdade uma nova forma de levar a palavra de Jesus, a quem esqueceu dela ou ainda não à ouviu.

Aí surge outra dúvida dos fiéis, porque o nome Santas Missões Populares? Santas: porque é a continuação da missão de Jesus. Missões: Porque há envio, visitas nas casas, caminhadas e partidas. Populares: Porque acontece no meio do povo de Deus, e é realizada pelo povo. ”A Igreja peregrina é missionária por natureza, porque tem sua origem na missão, Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai." (Documento de Aparecida, capítulo VII, [347]).

Rafael Cristiano da Silva, tem 24 anos, cursa Teologia Pastoral na Escola Teológica de Pastoral Nova Evangelização, em Carpina-PE, e atua como Vice-Coordenador da Pastoral Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Goiana-PE. Rafael escreve para o Jornal "O Rosário" da Paróquia local e para o Blog do Anderson Pereira.

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-