23 junho 2012

Economia: Missão empresarial portuguesa visita Goiana


Uma comitiva formada por aproximadamente 30 empresários portugueses esteve em Goiana, na tarde da última segunda-feira (18/06), com o objetivo de obter informações sobre o polo econômico que surge no município e observar in loco alguns dos grandes empreendimentos que estão sendo instalados na cidade.

Visitas a locais onde estão em curso projetos empresariais, incluindo a Fiat, sessões de esclarecimento sobre as condições para investir no Brasil e workshops com empresários locais foram algumas das iniciativas programadas para os empresários lusitanos que estiveram em Goiana, na sequência de um acordo de cooperação assinado com a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul (CIMPIS). A visita foi antecedida do envio de formulários com a caracterização das empresas, de forma a facilitar a abertura de portas e o estabelecimento de contatos com o tecido empresarial local.

A missão empresarial foi recebida pelo prefeito de Goiana, Henrique Fenelon, o presidente da AD Goiana, Rodrigo Augusto, e por representantes do Consórcio Paradigma, que está construindo em Goiana o bairro planejado Northville. O primeiro local visitado foi o terreno terraplenado onde em breve terá início a obra de construção da fábrica da Fiat. Depois o deslocamento se deu para a área onde será construído o Northville, que está na fase de terraplenagem, e, em seguida, aos canteiros de obras da Hemobrás e da CBVP.

Após as visitas aos empreendimentos os lusitanos estiveram na AD Goiana onde assistiram a um vídeo institucional. O presidente da AD Goiana e o prefeito deram as boas vindas aos empreendedores, discorreram sobre o crescimento econômico porque passa Goiana e falaram da importância em estabelecer intercâmbio com a Comunidade Intermunicipal formada pelas cidades-irmãs de Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei.

Para o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, organizador da viagem em nome da CIMPIS, trata-se de uma tentativa de facilitar a internacionalização das empresas daquela região. “O objetivo é de expotarem o know-how adquirido ao longo das últimas décadas, podendo continuar a sua atividade na área em que se especializaram, e por esta via contribuir também para o desenvolvimento do estado de Pernambuco”, explica o mandatário.

Pinhal é uma região que viveu muitos anos ligada ao setor da transformação da madeira e da construção, havendo agora alguma inovação nas áreas de atividades. Em Proença-a-Nova, por exemplo, está instalada uma empresa de software com cerca de 40 licenciados, que faz programação para empresas em todo o mundo, incluindo o Exército dos Estados Unidos.

No total, foram 15 as empresas representadas na comitiva, das quais oito de Proença-a-Nova, cinco de Sertã, uma de Oleiros e uma de Vila de Rei, nas áreas de construção e atividades associadas (caixilharia, serralharia, etc), mediação imobiliária, equipamento elétrico, investigação e consultoria em corrosão, coalhos e aditivos para o setor alimentar, mobiliário e pirotecnia.

Fonte: Assimp/AD Goiana com informações do Gabinete de Comunicação de Proença-e-Nova.
Fotos: ADGoiana
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-