30 abril 2012

Economia: AD Goiana e Fecomércio realizam fórum empresarial bastante concorrido

Cerca de 500 pessoas entre empresários, representantes de instituições e de governos participaram, na tarde desta quinta-feira (26), do 1º Fórum Empresarial do Polo Econômico de Goiana, realizado pela Agência de Desenvolvimento de Goiana-AD Goiana e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco-Fecomércio-PE. O evento se estendeu das 14h às 18h, no Cine Teatro Polytheama, no centro da cidade.

Com o tema Cenários para formação profissional e cadeia de fornecedores, o fórum teve o objetivo de diagnosticar a demanda de mão de obra e a cadeia de fornecedores das empresas que fazem, ou farão, parte do novo pólo econômico que se forma no Estado a partir de Goiana. Na oportunidade foram apresentados os dados coletados numa pesquisa que foi feita pela AD Goiana e a Fecomércio-PE em Goiana e na região, mapeando as demandas e necessidades de qualificação profissional das empresas que estão se instalando no polo. Em seguida foi iniciado o debate em mesa redonda com todos os presentes.

“Sabemos que o desafio é grande e o tempo é por demais curto para tantas realizações, mas não nos faltam coragem, compromisso e energia para trabalhar em prol desse desenvolvimento planejado e sustentável, batalhando pela inclusão de todos por meio da capacitação e qualificação profissional, além de identificar a cadeia fornecedora dos empreendimentos que transformam Goiana e região no novo pólo econômico de Pernambuco e do Nordeste”, ressaltou em seu discurso o presidente da AD Goiana, Rodrigo Augusto.

No evento, o prefeito de Goiana, Henrique Fenelon, assinou um acordo de cooperação técnica com quatro prefeituras de municípios de Portugal: Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei. De acordo com o prefeito de Proença, Paulo Catarino, essas cidades fazem parte de uma região que tem economia com predominância nos setores agroindustrial e florestal e viveram forte expansão imobiliária nos últimos 20 anos. “O mesmo deve acontecer agora com Goiana. Queremos contribuir com nossa experiência”.

Diversos empreendimentos que estão chegando a Goiana foram apresentados no Cine Teatro Polytheama, a exemplo do Northville e do Sesc Ler. O Northville será o primeiro bairro planejado da Mata Norte, construído pelo Consórcio Paradigma. Ficará às margens da PE-75, em terras remanescentes do antigo Engenho Boa Vista, em Goiana, contando com pelo menos 13 edifícios dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, que totalizarão 500 apartamentos. O bairro será construído em uma área de 50,4 hectares e, além de 2,1 mil unidades habitacionais e 12 hotéis, terá escolas, faculdades, empresarial e shopping Center.

Já a unidade do Sesc Ler, que está sendo construída onde funcionou o Centro Social Urbano de Goiana, próximo à Vila Castelo Branco, terá 21 salas de aula, teatro, museu, pátio de eventos, refeitório, ginásio poliesportivo e estádio de futebol, entre outros espaços, se constituindo na maior unidade de Sesc Ler de Pernambuco, de acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, presente no evento.

O encontro foi bastante concorrido com a presença de representantes de diversas empresas,  como a Hemobrás, o Grupo Cornelio Brennand, a Fiat, a Multisaúde, entre outras.

O secretário estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos Maranhão, destacou as ações implementadas pelo Governo do Estado no sentido de qualificar as pessoas e inseri-las no contexto de desenvolvimento que vivencia Pernambuco nas suas diversas regiões.

O 1º Fórum Empresarial do Polo Econômico de Goiana teve o apoio do Senac, Sebrae, Prefeitura de Goiana e Consórcio Paradigma.
Confira os videos:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-