29 abril 2012

Android-O Linux dos aparelhos móveis por Otoniel Miranda

Olá leitores do Blog do Anderson Pereira, espero que esta matéria abra a mente para sua melhor escolha na compra de um smartphone ou tablet. Trago esta visão geral do Android, já que sou fã desse sistema operacional de múltiplas funções.

Significado:
O Android é um sistema para aparelhos móveis desenvolvidos pelo Google. Ele trabalha na plataforma Linux, que permite que um usuário com um conhecimento razoável em linguagem Java, possa desenvolver aplicativos em sua plataforma.

Surgimento:
Nasceu da necessidade de uma plataforma móvel aberta e flexível, para poder atender diferentes marcas. Hoje o sistema Android está presente em diversas versões de todos os fabricantes, exceto a Apple.

Na hora da compra:
Vamos utilizar como exemplo a compra de um celular no valor de R$500,00. Com este preço, podemos adquirir um Samsung Galaxy Y (lembrando que o objetivo deste artigo não é divulgar marca ou modelo de celular, o objetivo é o sistema), o que ele nos possibilitará através do sistema Android:

• Tecla principal com multi-função, que facilita a navegação;
• Tarefas simultâneas (ouvir músicas, ler e-mails, publicar fotos);
• Redes sociais e contas de e-mails em tempo real;
• GPS integrado com sistema de Navegação;
• A conectividade 3G presentes nas grandes cidades (não é o caso da Mata Norte de Pernambuco) trás uma conexão estável e rápida a internet;
• Sincronização dos seus contatos de contas como: Hotmail, Yahoo, Facebook, Twitter, Gmail;
• Backup de sua agenda diretamente em sua conta Gmail;
• Exibição de vídeos diretamente da internet;
• Upload de imagens e vídeos para suas redes sociais.

Como tudo na vida ele não é perfeito, algumas versões, principalmente as primeiras trazem um consumo excessivo de bateria e alguns bugs (erros). Não se deixe enganar, aparelhos celulares de última geração foram feitos para suas cargas durarem apenas 24 horas.

Programas essenciais para o Android:
Existem diversos aplicativos que não vem já instalados no Android e são de extrema importância para o melhor desempenho do seu aparelho. Por exemplo, assim como no computador, cada página ou aplicativo que você abre, ele permanece aberto, até que você o feche, para isso existe um programa que fecha os aplicativos que estão “escondidos”, e que apenas consomem sua bateria. Além disso, diversos programas abrem automaticamente e ficam em stand by.

No site Tecmundo você terá uma lista de aplicativos e saberá detalhes para você instalar no seu smartphone ou tablete. http://www.tecmundo.com.br/

Fontes:

Otoniel Miranda é formado em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau, trabalha na área administrativa/financeira da empresa M.L. Montagem  (prestadora de serviços de caldeiraria e Usinagem), criador e gerenciador do blog otonielmiranda.naocomplica.com.br, e colunista do Blog do Anderson Pereira. Contatos: (81) 9442.4560 / 9874.1904, otonielmnfilho@hotmail.com

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-