29 fevereiro 2012

Matrículas de cursos gratuitos do Senai iniciaram em Goiana

Em reunião que aconteceu nesta terça-feira (28/02), na Agência de Desenvolvimento de Goiana-AD Goiana, foram definidas ações determinantes para a realização dos cursos profissionalizantes gratuitos do Senai que estão sendo oferecidos para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Na ocasião, a coordenadora do Projeto Automotivo do Senai, Carla Abigail, o diretor da Escola Técnica Senai Areias, Josenildo Fernando, e o diretor da Escola Técnica Senai Água Fria, Xistófanes Luna, foram recebidos pelo presidente da AD Goiana, Rodrigo Augusto, e pelo prefeito do município, Henrique Fenelon. Na pauta do encontro a realização de alinhamento de ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-Pronatec, a exemplo dos cursos que serão ofertados no município, o local em que serão ministradas as aulas, possibilidade de deslocamento de alunos para aulas práticas em unidades da instituição no Recife, etc.

Em Goiana serão disponibilizadas 80 vagas em três cursos técnicos: Eletromecânica (40 vagas), Eletrotécnica (20) e Automação Industrial (20). As pré-matrículas, que são presenciais, foram iniciadas a partir desta quarta-feira (29), das 08h às 17h, na Eremag-Escola de Referência de Ensino Médio Augusto Gondim (antiga escola Industrial), encerrando no próximo dia 09/03. 

As aulas estão previstas para iniciar até o dia 31/03 e terão lugar na Faculdade Dirson Maciel (antiga Faculdade de Formação de Professores de Goiana), onde os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial fizeram uma visita para escolha das salas. A Prefeitura de Goiana analisa a possibilidade de construir duas salas na autarquia municipal de ensino superior para o Senai montar dois laboratórios para aulas práticas. A edilidade também irá disponibilizar transporte para o deslocamento dos alunos às unidades do Senai em Areias e Santo Amaro, no Recife, para outras atividades constantes da  grade curricular dos cursos, que terão duração de um ano e seis meses. “Quem faz um curso desses, que custaria cerca de quatrocentos reais por mês, se fosse pagar, entra no mercado do trabalho com um salário a partir de três mil e quinhentos a quatro mil reais, tomando por base a empregabilidade em Suape”, destacou o prefeito de Goiana. Já Rodrigo Augusto acrescentou que os concluintes serão encaminhados para trabalhar na produção da fábrica da Fiat. “É uma oportunidade e tanto, pois os concluintes dos cursos técnicos poderão trabalhar na própria montadora de automóveis”, afirmou. 

Participaram também da reunião a diretora da Faculdade Dirson Maciel, Ana Viana; o Chefe de Gabinete do Prefeito, Raphael Monteiro; e os diretores da AD Goiana Paulo Oliveira, João Santos e Fernando Souza.

REQUISITOS – Para se inscrever nos cursos (apenas uma opção) o candidato terá que estar cursando o Ensino Médio a partir do 2º ano regular ou nas demais modalidades do Ensino Médio e do Projeto Travessia em Rede Pública de ensino ou ser bolsista integral na rede privada. Além disso, o candidato pré-matriculado deverá comparecer no local de confirmação da matrícula munido dos seguintes documentos: Declaração de matrícula no 2º ou 3º anos do Ensino Médio em 2012; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia da Carteira de Identidade (RG); cópia do CPF; cópia do histórico escolar do Ensino Fundamental; 02 fotos 3x4 (com nome do aluno e do curso no verso); e laudo médico (para pessoas com deficiência, quando necessário).

O edital com as informações necessárias pode ser acessado no site do Senai Pernambuco. Todavia, vale observar que o edital dispõe como local de pré-matrículas a Escola Marie Armelle, local que foi modificado para a Eremag.

Observação: Para visualizar o edital o seu computador deve possuir programa de leitura de arquivos PDF. Caso você não possua CLIQUE AQUI e baixe o programa para instalação.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-