É uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch. A doença costuma afetar os pulmões mas pode, também, ocorrer em outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar.
Como se adquire?
Geralmente, pega-se a doença pelo ar contaminado eliminado pelo indivíduo com a tuberculose nos pulmões. A pessoa sadia inala gotículas, dispersas no ar, de secreção respiratória do indivíduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente.
Quais os sinais e sintomas?
- Tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro;
- Pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro;
- Febre (principalmente no final da tarde);
- Suor excessivo à noite;
- Perda de peso;
- Perda do apetite;
- Fraqueza.
Como é feito o Diagnóstico?
O diagnóstico e basicamente clínico (Sinais e sintomas) relatados pelo paciente, junto com Rx de Tórax que apresente alterações caracterísitcas compatíveis com tuberculose pulmonar. A baciloscopia é o diagnóstico diferencial, chamado de exame de escarro, nele é visualidado a presença ou não do Bacilo causador da tuberculose pulmonar.
Como se Trata?
O tratamento é realizado através de drogas distribuidos gratuitamente pelas Unidades de Saúde da Família( Postos de Saúde).
O Tratamento normalmente tem a duração de 6 meses podendo haver um prolongamneto do mesmo se a infecção persistir (Bacilo resistente).
Cerca de 100% dos casos evoluem com cura desde que realizado o tratamento de forma correta.
- Diagnosticar a doença o quanto antes;
- Iniciar o tratamento imediatamente após a confirmação do caso;
- Vacinar todas as pessoas que entraram em contato constante com o doente. ( Vacina BCG) que previve as formas mais graves da doença.
Obs.: Assim que iniciado o tratamento, sendo realizado de forma correta, após 15 dias o portador da doença já não trasmite mais a tuberculose.
Lembrete: Tosse persistente por mais de 3 semanas, seguida ou não de febre, procurar um posto de saúde mais proximo de sua residencia.
Bruno Carvalho Salsa é formado em Bacharel em Enfermagem, é Enfermeiro Chefe da Unidade de Saúde Baldo do Rio, Pós Graduado em Saúde Pública, Enfermeiro Socorrista do Samu Goiana, Instrutor em Referência na Zona da Mata Norte para Formação de Socorristas (Curso de APH), Professor do Centro de Ensino Técnico de Goiana ( CENTEG) , Enfermeiro Chefe no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (Hospital Clementino Fraga em João Pessoa) e Colunista do Blog do Anderson Pereira.