Aconteceu ontem (3), no auditório do GoianaPrevi, a 1ª Oficina de Planejamento para Elaboração da Análise Participativa da Realidade de Goiana. O estudo, encomendado pela Hemobrás à FioCruz, objetiva pactuar com os gestores municipais o desenho metodológico e a condução deste processo no âmbito municipal. Assim, participaram secretários e representantes de várias pastas, assessores da Hemobrás e Fundação Osvaldo Cruz e o prefeito Henrique Fenelon.
Após a apresentação, discussão e sugestões no desenho do projeto, os participantes formaram a coordenação local e as comissões temáticas, distribuindo seus papeis e atribuições. Segundo Tereza Lyra, pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz e uma das responsáveis pelo estudo em Goiana, "esta análise vai fortalecer a capacidade da gestão pública, após identificar as problemáticas da cidade".
A análise participativa da realidade de Goiana é uma tentativa da Hemobrás de evitar que o crescimento econômico da cidade, acarrete vários fatores de mazelas sociopolíticos, como aumento da criminalidade e favelização. Os primeiros resultados serão divulgados em seis meses.