25 novembro 2011

O envolvimento dos jovens brasileiros com a violência por Maxwel Aurélio

Iremos iniciar uma série de matérias sobre o tema: escolas seguras: a prevenção da violência entre os jovens.

As matérias foram produzidas pela equipe do instituto sou da paz, que faz parte do projeto prevenção da violência entre adolescentes e jovens no brasil: estratégias de atuação, uma iniciativa do ministério da justiça (no âmbito das ações do pronasci, o programa nacional de segurança pública com cidadania) que visa identificar, conhecer e promover estratégias de prevenção da violência entre adolescentes e jovens em todo o território nacional. O sou da paz é parceiro do fórum brasileiro de segurança pública.

A escola é o local onde são construídos e compartilhados saberes, identidades e valores definidores na construção da cidadania e da vida em sociedade. É também um espaço de sociabilidade e convivência entre diferentes. Como consequência desse encontro, surgem antagonismos que, trans- formados em conflitos, podem ou não assumir formas violentas. Nesse ponto, chama a atenção o alto número de casos de violência ocorridos nas escolas brasileiras, sendo os jovens, sobretudo, as principais vítimas e protagonistas.

Esta cartilha pretende contribuir para a reflexão sobre a relação entre escola, juventude e prevenção da violência. O espaço escolar é um lugar estratégico para se trabalhar  a prevenção, já que pode ser palco de aprendizado da prática cidadã com enorme potencial para a formação de lideranças e a construção  de formas pacíficas de relação social e promoção dos direitos.

O envolvimento dos jovens brasileiros com a violência e, sobretudo, com a violência letal, é um  problema grave, urgente e complexo. Aqueles que atuam  no campo da segurança pública ou em áreas relacionadas à juventude se vêem diante  de muitos desafios, inúmeras perguntas e poucas respostas para enfrentar essa questão.
As soluções, de fato, não são simples. Mas há caminhos, e eles vêm sendo construídos, em todo o país, por pesquisadores, estudiosos, gestores do setor público e de projetos sociais, e jovens que  se dedicam a entender a fundo o problema, formular e desenvolver ações inovadoras e eficazes.

Os assuntos que iremos abordar são teóricos e práticos para orientar e inspirar a realização de projetos de prevenção da violência entre jovens. Mais do que apontar e fórmulas replicáveis, este material pretende oferecer novos pontos de reflexão, sugerir perspectivas e modos de fazer compatíveis com o princípio de que segurança pública se faz com informação, integração e, acima de tudo, pautada pela garantia dos direitos dos cidadãos.

Esperamos, que com estas matérias, possamos contribuir para ampliar as iniciativas que buscam preservar a vida e a segurança da juventude.

Todas as terças feiras iremos abordar um assunto e na próxima terça (29/11) será: Quais os Caminhos para Desenvolver Ações de Prevenção da Violência Entre Jovens? Até lá!

Maxwel Aurélio é soldado da Polícia Militar e possui os seguintes cursos: Formação de soldados (SDS-PE), Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP/SDS-PE), Curso Intensivo de Ações Táticas Itinerante (CIATI/SDS-PE), Método Giraldi (SDS-PE), Pistola Taser (SDS-PE), Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (SENAD-UFSC), Formação de Formadores (SENASP), Busca e Apreensão (SENASP), Investigação Criminal I e II (SENASP), Polícia Comunitária (SENASP), Identificação Veicular (SENASP), Direitos Humanos (SENASP), Capacitação em Educação para o Trânsito (SENASP) e Local do Crime: Isolamento e Preservação (SENASP), e colunista do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-