28 novembro 2011

Hemobrás lança seu Programa Pró- Equidade de Gênero e Raça

A iniciativa é resultado da adesão, em junho deste ano, ao programa homônimo do Governo Federal

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) lançou, vinculada ao Ministério da Saúde, na última quinta-feira (24/11), o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da estatal. A iniciativa é resultado da adesão, em junho deste ano, ao programa homônimo da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, cujo objetivo é promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres por meio de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. Na ocasião, a secretária Especial da Mulher do Governo de Pernambuco, Cristina Buarque, apresentou e debateu as políticas desenvolvidas no Estado. Também foi divulgada a campanha “Quem Ama Abraça - A Hemobrás com as mulheres por uma vida sem violência”. O evento aconteceu no auditório da estatal no Recife, no JCPM Trade Center.

O presidente da Hemobrás, Romulo Maciel Filho, afirmou que ao aderir ao programa do Governo Federal, a estatal reafirma seu compromisso social, iniciado desde a formação da empresa. “É uma vontade política de a instituição construir um parque tecnológico atrelado a um ambiente que ofereça igualdade de gênero, raça e idade. Foi um esforço de cinco meses de elaboração, que agora, vão se tornar ações efetivas”, afirmou. A secretária Especial da Mulher, Cristina Buarque, fez questão de destacar a importância de iniciativas como estas para o fomento de valores de igualdade de gênero e raça em todo o Estado. “A Hemobrás abre esta visão de pró-equidade para as demais empresas em Pernambuco. Dessa forma, este tipo de questão começa a ser discutida também no campo organizacional”, enfatizou. 

O Plano de Ação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Hemobrás foi desenvolvido com a colaboração de todos os setores da empresa. “Além do levantamento do perfil institucional e da formação de um comitê interno para gestão do programa, realizamos oficinas onde foram propostas e definidas as ações a serem realizadas, e que deverão constituir a base para a definição da política, que de forma ampla, será nossa referência de trabalho. Isso implica no compromisso da Hemobrás de debater o que é a discriminação e seu impacto na vida das pessoas e de promover ações pró-equidade”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da estatal, Danusa Benjamim. Segundo ela, serão discutidas formas de favorecer e ampliar as oportunidades e a igualdade.
Na ocasião, foi lançada a campanha “Quem Ama Abraça"

De acordo com a consultora para a realização do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Hemobrás, a médica sanitarista Elcylene Leocádio, especialista em gênero, saúde e violência contra a mulher, tais ações não foram pensadas apenas para o público interno, mas levou-se em consideração o contexto em que a empresa está inserida e as possibilidades de parcerias na região onde a fábrica está em construção, em Goiana-PE. “Por isso uma das estratégias é buscar articulações com a Prefeitura de Goiana e outras empresas que se instalarão no Polo Farmacoquímico de Pernambuco, assim como com organizações não governamentais e instituições de pesquisa”.

No primeiro trimestre de 2012, a Hemobrás irá assinar o termo de compromisso com o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. Ao longo de um ano, se for cumprido 70% do que está programado, a estatal receberá, em março de 2013, o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. Criado em 2005, e com validade de 12 meses, ele é concedido a organizações públicas e privadas para estimular a equidade de gênero no ambiente de trabalho e valorizar o compromisso com a justiça social. Entre os resultados esperados, estão a melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade, com a redução da discriminação, e a superação das disparidades de salários e de acesso a cargos entre homens e mulheres.

Entre as empresas já contempladas com o Selo, estão o Banco do Brasil; Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Caixa Econômica Federal (CEF); Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobrás); Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Infraero; Furnas Centrais Elétricas S/A e Petrobrás. 

Participaram da cerimônia de lançamento do Programa de Equidade de Gênero e Raça da Hemobrás, além do presidente da estatal, Romulo Maciel Filho, e da Secretária Especial Cristina Buarque, representantes da Fiocruz-PE, do consórcio de empresas que está construindo a fábrica de hemoderivados, da Prefeitura de Goiana e de organizações sociais do município. Também foram convidados representantes dos movimentos sociais, a exemplo da ONG Ideia, do SOS Corpo Instituto Feminista para a Cidadania e do Instituto Papai.

Hemobrás
Na ocasião, foi lançada a campanha “Quem Ama Abraça"
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-