Abreu e Lima, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itaquitinga, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma e Timbaúba. Estes foram os municípios escolhidos pela Fiat para participar da capacitação da mão de obra necessária na construção e produção da fábrica em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. As cidades definidas pela montadora foram anunciadas ontem em reunião entre o vice-governador João Lyra Neto, o secretário estadual do Trabalho, Antônio Carlos Maranhão, e os prefeitos de cada localidade.
No encontro também foi anunciado que o cadastramento dos interessados começará no dia 22 deste mês e seguirá até 1º de dezembro. O pré-requisito básico para trabalhar nas obras da fábrica é residir em alguma das 12 cidades listadas e ter ensino fundamental completo. Já para trabalhar na produção, é preciso morar em um dos municípios definidos pela Fiat e ter o ensino médio completo. “Vamos reunir 3,6 mil pessoas interessadas nas obras. A própria Fiat irá escolher aqueles que se enquadram na produção da empresa, que serão treinados e irão integrar o quadro de 4 mil funcionários fixos da montadora”, explicou João Lyra Neto.
Segundo ele, a montadora italiana afirmou preferir gastar mais com transporte do que com alojamentos, daí a escolha das 12 cidades como prioridade na seleção. “A direção da Fiat acredita que a qualidade de vida dos seus colaboradores depende de sua rotina e ter a família por perto faz toda a diferença. Eles são contra alojamentos na área da fábrica”, ressaltou Lyra Neto. Ainda de acordo com o vice-governador, o governo do estado, junto com os municípios atingidos e o Senai, irá disponibilizar cursos na área de construção civil e montagem de automóveis para os selecionados.
“O treinamento será gratuito e imediato. Teremos primeiramente cursos de carpintaria, pintura, marcenaria, encanação, eletricidade, motorista e outras especialidades para a obra da fábrica. Depois, iremos oferecer cursos técnicos de soldagem, funilaria, mecânica, robótica e as demandas específicas da produção”, finalizou Lyra Neto. Hoje, ele se reunirá novamente com a direção da montadora para fechar os detalhes da capacitação e nesta sexta-feira, às 14h, uma equipe técnica da secretaria do Trabalho irá definir, junto às prefeituras das cidades, as datas de cadastramento de cada localidade, os documentos necessários e os critérios da seleção.