27 outubro 2011

Obras da fábrica da Fiat começam em 15 dias

Betim – O ano de 2014 será um marco para a história de Pernambuco. Além da Copa do Mundo, chegará ao mercado, em meados de março, o primeiro carro da Fiat totalmente fabricado na montadora de Goiana, Zona da Mata Norte do estado. A informação foi divulgada na tarde de ontem, durante visita do prefeito Henrique Fenelon às instalações da fábrica da Fiat de Betim, Minas Gerais. Segundo ele, para cumprir o cronograma das obras, que duram em média dois anos, a terraplenagem da montadora em Pernambuco irá começar em quinze dias.

“Nosso maior inimigo agora é o tempo. Temos que correr para qualificar toda a mão de obra necessária na montagem dos carros. Já fechamos com o Senai e a Fiepe, que irão implantar uma escola técnica em Goiana. Neste primeiro momento, posso adiantar que estamos vendo a possibilidade de abrirmos cursos ligados à área de construção e, no futuro, devemos trabalhar com cursos específicos para a parte de montagem automobilística”, afirmou Fenelon. A escola deverá ser construída nos próximos meses e terá capacidade para 600 alunos. “Já estamos definindo o terreno. Não podemos deixar essa oportunidade de desenvolvimento para a população de outros estados. Essa é a nossa preocupação mais urgente”. 
O prefeito de Goiana adiantou também a chegada do primeiro grande empreendimento sistemista da Fiat na cidade, a Sada. Dirigida pelo italiano Alberto Medioli, a empresa, com sede em Betim (MG), transporta cerca de dois milhões de veículos anualmente. Deste número, quase 90% são representados por carros da Fiat, com a qual tem exclusividade de distribuição por todo o país. Não foi divulgado, porém, o número de empregos que serão gerados com a instalação do grupo em Pernambuco, mas sabe-se que em Minas Gerais a fábrica tem quase 500 caminhões e uma folha de 1,8 mil funcionários. 

Para o diretor geral da Fiat na América Latina, Valentino Rizzioli, a Sada deve ser apenas uma das 80 empresas sistemistas que se instalarão na Zona da Mata nos próximos anos. “Fabricamos automóveis e este é um processo que envolve várias etapas e peças. Precisamos de uma cadeia que possa nos fornecer material para uma produção crescente”, explicou Rizzioli. Ainda segundo ele, todos os carros produzidos e distribuídos pela fábrica pernambucana da Fiat serão modelos novos, ainda não projetados pelas outras fábricas da montadora. “Será nossa fábrica mais moderna e os carros vão fazer jus a isso”, completou. 

A repórter viajou a convite da Prefeitura de Goiana
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-