04 outubro 2011

Hipertensão Arterial por Bruno Salsa

O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.

O que é?
Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas.  Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.
Níveis de pressão arterial
SISTÓLICA
DIASTÓLICA
Nível
130
85
Normal
130-139
85- 89
Normal limítrofe
140 -159
90 - 99
Hipertensão leve
160-179
100-109
Hipertensão moderada
> 179
> 109
Hipertensão grave
> 140
>90
Hipertensão sistólica ou máxima
A Hipertensão Arterial é uma doença  geralmente silenciosa que acomete cerca de 10 a 15% da população, quando sintomática apresenta os seguintes sintomas:
* Cefaléia (Dores de cabeça) fortes geralmente na região occipital (nuca);
* Tonturas;
* Vertigens (Borramento da visão);
* Vômitos;
* Agitação;
* Dores no peito.

Órgãos mais acometidos:
- Coração (Infarto);
- Rins (Insuficiencia Renal);
- Sistema Nervoso (AVC = derrame cerebral);
- Visão (perda da visão).

Como se adquire?
As pessoas mais propensas a desenvolver a hipertensão são:
- Obesas;
- Sedentárias;
- Hereditariedade (casos nas família);
- Fumantes;
- Maus hábitos alimentares.
Tratamento:
- Mudança de hábitos alimentares;
- Mudança de Hábitos de vida;
- Medicamentoso;
- Verificação periódica dos valores pressóricos.

Obs.: Lembrando que a Hipertensão Arterial é uma doença crônica que não tem cura, o tratamento vai manter o controle da pressão em níveis ideais porém sem cura.

*O uso da medicação tem que ser feita diariamente, sempre no mesmo horário. Lembrando que uma vez o paciente que se torna hiperntenso, ele sempre será hipertenso, logo terá que tomar medicação para o resto da vida.

Bruno Carvalho Salsa é formado em Bacharel em Enfermagem, é Enfermeiro Chefe da Unidade de Saúde Baldo do Rio, Pós Graduado em Saúde Pública, Enfermeiro Socorrista do Samu Goiana, Instrutor em Referência na Zona da Mata Norte para Formação de Socorristas (Curso de APH), Professor do Centro de Ensino Técnico de Goiana ( CENTEG) , Enfermeiro Chefe no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (Hospital Clementino Fraga em João Pessoa) e Colunista do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-