26 outubro 2011

Curica reforma sede e ganha estúdio, biblioteca e laboratório de informática

Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005, Ponto de Cultura contemplado em 2010, banda musical goianense com 173 anos de existência e mais antiga em atividade da América Latina, a Sociedade Musical Curica está finalmente passando por reforma em sua sede social, localizada na Rua do Rosário nº 03, no centro de Goiana, onde a secular instituição está instalada há mais de 60 anos.

E as obras vêm acompanhadas de outros valorosos investimentos. Com as intervenções, a sede da Curica, que recepcionou D. Pedro II em sua passagem por Goiana no ano de 1859, deixará de ser apenas um pequeno salão para ensaios e aulas, realização de pequenos eventos e até velórios, para se transformar, apesar do reduzido espaço físico, numa bem planejada e estruturada área para as atividades da filarmônica.

As obras de reforma do antigo imóvel tiveram início no dia 04/07 deste ano e, segundo o presidente Edson Júnior, que também é músico da Curica, tocadas com recursos próprios. Mas a grande novidade anunciada pelo dirigente é que a instituição aprovou projetos importantes e, com isso, já na “nova” sede reformada contará com estúdio para gravações musicais, biblioteca, laboratório de informática, oficina, etc, tudo em benefício dos músicos, alunos e associados, com previsão de inauguração para este mês de novembro.

Na parte em que ficava o conhecido salão, fachada com porta e duas janelas e flanco com duas portas e seis janelas laterais, as intervenções são apenas internas, preservando a estética da construção. Entretanto, num pequeno vão nos fundos do imóvel, onde funcionava uma alfaiataria, foi permitido pela Prefeitura se construir um andar superior onde funcionará o estúdio e a oficina para consertos de instrumentos. No térreo, salas foram construídas para funcionarem como espaço (com acústica) para ensaios da banda e aulas da Escola de Música Conrado Nunes, biblioteca e laboratório de informática. Detalhe: as salas serão climatizadas. Além disso, haverá ainda salas para secretaria, arquivo, almoxarifado, copa/cantina e dois sanitários com acessibilidade para pessoas especiais. No antigo salão, parte do piso (mosaicos) será preservada, com as novas salas recebendo novo assento em cerâmica. Já todas as paredes da edificação receberam novo reboco.

De acordo com Edson Júnior, a sala de aulas de música contará com aparelhos de TV, DVD, som e recursos didáticos, a exemplo de teclados e instrumentos de percussão, tudo conseguido graças ao Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que também financiou a aquisição dos equipamentos do estúdio e dos livros e dvd’s da biblioteca. Outro programa, o BNB Cultura, do Banco do Nordeste, financiou a implantação do laboratório de inclusão digital, que terá seis instrutores e aulas nos três turnos, com uma turma de 20 alunos em cada turno.

Com um acervo dotado de cerca de 1.000 partituras musicais, muitas delas do início do século passado, a Curica mantém a escola de música Professor José Conrado Souza Nunes, fundador da entidade em 08 de setembro de 1848, onde crianças recebem orientação musical gratuita. As matrículas para o ano que vem estarão abertas em janeiro com 60 vagas disponíveis para alunos a partir dos 10 anos de idade.
O presidente informou que também através do BNB foi aprovado outro projeto, onde está aguardando a liberação dos recursos, visando à implantação de uma orquestra de violinos, com professor e instrumentos para 15 alunos. “Com as melhorias em nossa instituição, esperamos, e é nossa pretensão, ampliar o quadro de associados que hoje tem poucos contribuintes”, enfatiza Júnior.

Secom Goiana
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-