11 outubro 2011

Atividades paralisadas no Complexo Penitenciário de Itaquitinga. Se houver pagamento, funcionários retornarão na segunda-feira (17/10), diz sindicato

Funcionários da prestadora de serviços Advance Construções e Participações Ltda paralisaram os serviços nesta segunda-feira, dia 10, no Complexo Prisional, em Itaquitinga-PE. Segundo representantes da classe, há diversas reivindicações que perduram a vários meses e a diretoria da empresa sequer inicia um diálogo com os funcionários. Dentre as reclamações está o atraso de uma bonificação salarial.

Marcos Félix, integrante da diretoria do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Pernambuco-A Marreta disse que todas as reclamações foram repassadas para a empresa, "conversamos com nossos associados e pautamos todas as reclamações. Iremos repassá-las para a empresa e buscar uma resposta", falou se dirigindo para a sala de reuniões.

O Capitão da Polícia Militar, Gileno Gomes, falou sobre a manifestação pacífica que ocorria no Complexo prisional, "estamos aqui para mantermos a ordem, mas graças a Deus, tudo está tranquilo, houve apenas algumas exaltações na chegada da polícia, mas nada que pudesse comprometer meu efetivo ou a segurança dos funcionários e dos manifestantes. Eles estão reivindicando na paz", falou.

Alguns trabalhadores disseram ao Blog do Anderson Pereira que a empresa não paga o valor mínimo da classe, e ainda pagaria uma gratificação para que eles não acionassem a justiça, "eles nos pagam um 'cala boca' para não falarmos nada. Mas está tudo errado! Temos aqui no complexo, empresa que paga o certo, já na Advance [onde trabalha] coloca-se o salário no contra-cheque, mas na hora de receber é errado. Cadê o Ministério Público do Trabalho de Pernambuco-MPT/PE pra vê isso? Não sabem ou não querem fazer nada? Será que algum servidor do MPT/PE não está recebendo propina? Não sei, mas isso aqui tá uma bagunça", revelou.

Após várias horas de negociação Marcos Félix comunicou a todos os filiados, "Fomos até a direção e negociamos uma data para o pagamento do bônus em atraso, ficando assim para a próxima sexta-feira, dia 14. Até lá os trabalhadores ficarão sem trabalhar. Caso a Advance honre com o compromisso firmado e pague, a partir da segunda-feira, dia 17, todos retornarão", explicou.

Cerca de 40 ônibus saíram do Centro de Ressocialização de Itaquitinga lotados.

Obra está em atraso
Previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2011, o Centro de Ressocialização de Itaquitinga, já ganha destaque mundial. O complexo penitenciário, que será composto por cinco presídios com capacidade total para 3.126 detentos, faz parte de uma lista dos 100 projetos de infraestrutura mais interessantes em andamento no mundo. A relação foi publicada pela revista americana Infrastructure Journal. O Centro de Ressocialização está sendo construído através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Dos cinco presídios que formam o Centro de Ressocialização, dois serão destinados ao regime semi-aberto, com um total de 1.200 vagas, e três ao regime fechado, com capacidade para 1.926 detentos. O complexo ainda conta com uma administração, oficinas de produção e capacitação profissional, salas de aula e biblioteca e instalações que facilitam a interface com a Vara de Execução Penal e Defensoria Pública.

Confira os videos:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-