15 outubro 2011

Acupuntura Estética por Mário Penaforte

Embora pareça ser uma novidade, a acupuntura estética nasceu na década de 70 e segue, basicamente, o mesmo princípio que a acupuntura tradicional. Acredita-se que o descobrimento da acupuntura voltada para estética aconteceu por acidente, quando se tratavam os pacientes por outras causas, o que levou a estudos mais detalhados sobre o assunto.

O tratamento, indicado para rugas, flacidez, olheiras, celulites, gordura localizada, manchas e cicatrizes, é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura para o tratamento de patologias. Com agulhas, laser ou eletroestimulação, o acupunturista estimula pontos de energia do corpo que não estão em harmonia, ocorre à liberação de certas substâncias na corrente sangüínea aumentando a nutrição dos tendões, ligamentos e músculos, e colaborando para a produção de novas fibras de colágeno, melhorando o tônus da pele. Contra as estrias, as agulhas funcionam estimulando a produção de colágeno em cima das marcas, melhorando o aspecto mesmo das estrias mais antigas e esbranquiçadas.

Na visão da Acupuntura, os problemas estéticos também estão ligados com o desequilíbrio da energia dos órgãos internos - a celulite, por exemplo, pode estar relacionada a um desequilíbrio energético em Fígado (Gan). Ou seja, a beleza vem do bem-estar e do equilíbrio energético, por tanto o tratamento estético será realizado conjuntamente com a harmonização emocional, afinal, tristeza, preocupação, mágoa, insônia, são provocadores de grande estresse e todo o corpo sofre com isso.

A quantidade de sessões varia de pessoa pra pessoa, mas é indicada uma média de dez  sessões para resultados satisfatórios. Em alguns casos é possível notar resultados já na primeira sessão.

"A acupuntura atua harmonizando a musculatura provoca renovação e retorno da elasticidade da pele, diminuindo as rugas, afirma “Maria Assunta Nakano”, especialista em acupuntura estética”.

Trata-se de um tratamento menos invasivo que os seus similares na medicina alopática e não pode ser comparado a uma aplicação de botox ou cirúrgia plástica. Pode, no entanto, ser associada a esses tratamentos.

O tratamento é considerado indolor e as contra-indicações são pequenas: somente em casos de feridas no local de aplicação. A duração das sessões é de aproximadamente 40 a 60 minutos.

Antes e Depois - após uma sessão de rejuvenescimento facial realizada em consultório.
Mário Penaforte - Terapeuta Holístico -
Biólogo professor, acupunturista e massoterapeuta.
(81) 8816-3995 – 9985-1726 – 9269-8741
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-