26 setembro 2011

Parada Cardíaca ou Cárdio-Respiratória por Bruno Salsa

O que é?
É uma condição na qual o coração pára de bater subitamente e inesperadamente. Quando isso acontece, o sangue para de fluir para o cérebro e outros órgãos vitais levando o indivíduo a perda de consciência.

Como se Desenvolve?
O coração deixa de receber estímulos elétricos, levando o mesmo a um quadro de arritmia cardíaca ou parada cardíaca. Existem pessoas com uma maior predisposição para desenvolver, devido a alguns fatores, são eles:
1-Obesidade;
2-Maus hábitos alimentares;
3-Sedentarismo;
4-Hereditariedade;
5-Fumo (Cigarro);
6-Alcool (Bebidas) e;
7-Cardiopatas (Problemas cardíacos), são os principais fatores.

Como Identificar?
Devemos nos aproximar da vítima e chamar por ela, ao mesmo tempo tentando observar a abertura dos olhos ou emissão de sons. Se caso a vítima não responda devemos obedecer os seguintes procedimentos básicos.*

1-Ver, ouvir e sentir: Ao se aproximar da vítima devemos tentar ver, ouvir e sentir a respiração adotando a seguinte posição, conforme figura abaixo:
2-Devemos tentar palpar o pulso na tentativa de querer senti-lo, se caso ausente devemos imediatamente iniciar as manobras de reanimação.
Manobras de Reanimação
1-Devemos colocar a vítima em decúbito dorsal sob uma superfície rígida;
2-Nos posicionar lateralmente à vítima com os dois joelhos apoiados no chão;
3-Localizar o apêndice xifóide e marcar dois dedos acima deste;
4-Posicionar a planta da mão dominante sobre esta região sobrepondo a mão não dominante sob a dominante;
5-Esticar os dois braço, projetar o peso do corpo sobre a vítima e iniciar as compressões.
 
As manobras de compressões devem adotar uma força na qual comprima esta região por cerca de 3 a 4 cm e as mesmas devem ser realizadas de forma ritmica durante um período de 2 min ( cerca de 120 compressões seguidas).
Após esse período a vítima deve ser reavaliada na sequencia de: Ver, ouvir, sentir e palpar o pulso.
*Durante todo período de reanimação, se possível, entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através do número 192.


Bruno Carvalho Salsa é formado em Bacharel em Enfermagem, é Enfermeiro Chefe da Unidade de Saúde Baldo do Rio, Pós Graduado em Saúde Pública, Enfermeiro Socorrista do Samu Goiana, Instrutor em Referência na Zona da Mata Norte para Formação de Socorristas (Curso de APH), Professor do Centro de Ensino Técnico de Goiana ( CENTEG) , Enfermeiro Chefe no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (Hospital Clementino Fraga em João Pessoa) e Colunista do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-