28 setembro 2011

Hospital Belarmino em Goiana se junta à Rede Sentinela

Eles passam, agora, a notificar os atendimentos por acidente de trânsito

Para intensificar a vigilância aos acidentes de trânsito, a Secretaria Estadual de Saúde acrescentou à Rede Sentinela, nos últimos dois meses, mais oito unidades de saúde que notificam os atendimentos por acidentes de trânsito. A partir de agora, serão acrescentados ao projeto os hospitais Miguel Arraes (HMA); Restauração (HR); Getúlio Vargas (HGV); Otávio de Freitas (HOF); Dom Hélder (HDH) e Jaboatão/Prazeres, da Região Metropolitana do Recife (RMR). Além deles, também farão parte o Belarmino Corrêia (HBC), em Goiana, e o João Murilo de Oliveira (HJMO), em Vitória de Santo Antão. Até então, apenas dez hospitais regionais possuíam o título de Unidades Sentinelas de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Usiatt).

De acordo com os dados da SES, nas primeiras semanas da implantação das oito novas unidades sentinelas, foram registrados 1.145 atendimentos referentes a acidentes de trânsito. 

Entre os principais envolvidos com esse tipo de ocorrência estão homens de 20 a 29 anos. Segundo a diretora geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância da Saúde da SES (PMAVS), Luciana Albuquerque, o incremento visa apontar o perfil das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito. “A partir do momento que sabemos que de maio de 2010 a junho de 2011 registramos nos dez hospitais regionais 17.476 acidentes de transportes terrestres e 70% foram relacionados a moto já temos uma magnitude do problema. Com isso, poderemos planejar estratégias de combate a esse mal”, pontuou. Em pouco mais de um ano da implantação da Rede Sentinela, foram feitos mais de 17 mil registros desse tipo de ocorrência.

Uma das histórias que podem ilustrar os diversos ca­sos registrados na Rede é o do pedreiro Dioclécio Alves 
da Silva, 82, da cidade de Buíque, Agreste do Estado. Internado há 37 dias no setor de Traumatologia do Hospital da Restauração (HR), área central do Recife, ele foi atropelado pelo próprio primo que dirigia alcoolizado na contramão.

“Estava voltando para casa de moto no fim da tarde. Quando me dei conta já vi os faróis altos do carro e em seguida eu estava voando por cima do veículo. Na hora senti muita dor, mas fico feliz por ter sobrevivido e poder voltar ho­je (ontem) para casa”, contou. Após 15 dias de internado, Dioclécio precisou amputar a perna esquerda.

Ainda conforme a diretora de PMAVS, a ampliação ajudará a nortear as ações do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam). “O objetivo do comitê é, primordialmente, trabalhar com as informações e a partir disso consagrar ações que possam diminuir os acidentes. A partir disso, ele atua em quatro frentes: prevenção e educação, legislativa, fiscalizadora e saúde”, destacou, adiantando que, em outubro as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda, Curado e Imbiribeira também serão Unidades Sentinelas.

Os dados divulgados pela SES mostraram que o HMA, em Paulista, foi o que registrou o maior número de pacientes vítimas de acidentes de trânsito desde a ampliação da Rede Sentinela, recebendo 315 pessoas. Em 
seguida vem o HGV com 199 notificações, o HDH com 197 atendimentos, HOF com 155 registros e o HR com 144 notificações. Já o João Murilo, Jaboatão/Prazeres e Belarmino Correia registraram menos de 100 casos nos últimos dois meses.

Já entre as regiões que possuíam um hospital sentinela e apresentaram o maior índice foram a 8ª, localizada em Petrolina, e a 11ª, situada em Serra Talhada, com 2.671 e 2.895 pacientes, respectivamente, envolvidos em algum acidente de trânsito.

Folha de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-