Provavelmente em nenhuma cidade da Mata Norte há um estabelecimento público municipal do tipo que atenda pacientes nas especialidades de Cardiologia, Urologia, Ginecologia, Mastologia, Alergologia, Pneumologia, Dermatologia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psiquiatria, Clínica Geral, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Citologia, Nutrição e Acupuntura, bem como encaminhamento para atendimento oftalmológico e odontológico (Endodontia, Periodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial), sem falar que os usuários do SUS ainda têm acesso a uma gama de serviços e exames como ultra-sonografia em geral, colposcopia, endocospia, teste ergométrico, audiometria, curativos, eletrocardiograma e laboratório de TB (tuberculose) que faz o exame de baciloscopia de escarro. Além disso, a PNSV é dotada de Farmácia que distribui medicamentos aos seus pacientes, exceto remédios controlados.
Chamam à atenção a disponibilização para a população de consultas e exames em especialidades como Cardiologia e Fonoaudiologia, esta última, dependendo do caso, com os usuários tendo acesso aos exames de Audiometria (teste e medição da acuidade auditiva para variação em intensidade e altura). Também é interessante o tratamento por meio da Acupuntura (operação terapêutica que consiste em introduzir uma ou várias agulhas metálicas finas em pontos, chamados vitais, do corpo humano para tratamento ou aliviar dores). Ademais, uma enfermeira, além dos curativos, também realiza prevenção do câncer de colo do útero.
Nos casos de supostos problemas oftalmológicos os pacientes são encaminhados para a Clínica da Visão, que tem convênio com a secretaria municipal de Saúde. Já os odontólogos encaminham para o Centro de Especialidades Odontológicas-CEO (recentemente inaugurado pela Prefeitura) os casos para tratamento de canal e das inflamações gengivais, além de cirurgias bucomaxilofacial de pequeno porte.
E os números chamam à atenção também em termos de atendimentos. De acordo com a diretora- executiva da Policlínica, Verônica Chaves, são realizados ali, semanalmente, 765 atendimentos, entre consultas e exames, o que perfaz um total de mais de 3.000 procedimentos ao mês. “Nas terças, quartas e sextas-feiras realizamos 80 ultrassonografias, o que totaliza 240 ultra-sons semanais. Também são feitos, todos os dias, cerca de 30 eletrocardiogramas”, destaca Chaves, enfatizando que a NSV hoje tem 48 funcionários, sendo 34 profissionais de saúde (27 médicos, 06 dentistas e uma enfermeira) mais 14 funcionários do corpo administrativo e geral.
"Sou bem atendida. Acho muito boa esta clínica aqui. Tem cardiologista, dentista, ultra-sonografia. Serve muito à gente, tanto daqui da redondeza, como pessoas da cidade toda”, destaca a dona de casa Leonilda Rodrigues, 49, moradora da Rua Atrás do Carmo, vizinha da Policlínica.
Mas apesar da estrutura oferecida, os usuários ainda clamam pelo atendimento em outras especialidades, principalmente Reumatologia e Neurologia, e reclamam a ausência de um telefone na unidade para que possam buscar informações. Um telefone público nos moldes dos que são utilizados em Orelhões dentro da unidade também seria bem-vindo para utilização por parte dos pacientes e até mesmo dos funcionários. Segundo a direção da Policlínica, foi solicitada a instalação do aparelho à empresa responsável e nada foi feito, nem ao menos uma resposta da operadora de telefonia fixa explicando o porquê do não atendimento ao pleito.
Em 2010, a Nossa Senhora da Vitoria foi reformada e ampliada, sendo reinaugurada no dia 20 de setembro daquele ano. Todavia, suas atividades não foram interrompidas e funcionaram em dois endereços, primeiro na Rua Direita e posteriormente na Praça do Carmo.
Apenas dois dias após a reinauguração da reforma e ampliação foi implantada uma moderna clínica de Fisioterapia, que funciona na Rua do Rosário, s/nº, ao lado da Igreja Matriz. Esta unidade já atende de forma independente da Policlínica.
Recentemente, a especialidade de Mastologia, que analisa a anatomia, a fisiologia e possíveis patologias da mama, foi mais uma a ser implantada na NSV com a contratação de um mastologista. Agora, aguarda-se para as próximas semanas a disponibilização dos exames de mamografia aos pacientes que necessitarem, casos que serão encaminhados para a Clínica Elo, em mais um convênio firmado pela Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Saúde, para atender à população. “É uma unidade ambulatorial modelo na Mata Norte, podemos assim dizer. Nossos esforços são sempre contínuos no sentido de cada vez mais estruturar a Nossa Senhora da Vitória, mantendo um bom atendimento para os seus usuários”, afirma o secretário de Saúde de Goiana, Ernani Miranda.
Já o prefeito Henrique Fenelon informou que sua determinação é para que a Policlínica seja mesmo uma unidade de saúde de qualidade no atendimento àqueles que mais precisam. “Saúde para mim é prioridade. Estamos sempre na luta visando ampliar o acesso dos goianenses a um tratamento satisfatório. Temos dificuldades, mas conseguimos avançar muito. A Policlínica é um exemplo disso. Lá se tem consultas, exames, atendimento médico e odontológico. Estamos mantendo a rede de postos e a distribuição de medicamentos básicos, o que é nossa obrigação, reformando unidades, adquirindo novas ambulâncias, enfim, procurando fazer o melhor sempre”, enfatiza Fenelon.
Para ser atendido na Nossa Senhora da Vitória o paciente precisa ser usuário do Sistema Único de Saúde e, de posse do seu cartão do SUS, dirigir-se à Policlínica, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h, para marcar a (s) consulta(s) ou exame(s). Vale lembrar que a marcação de consultas somente será possível com o encaminhamento de um PSF, das demais unidades da rede pública municipal de saúde e até do Hospital Belarmino Correia.
Para as pessoas que não têm o Cartão do SUS e desejam recebê-lo, é necessário dirigir-se à Secretaria de Saúde de Goiana, na Rua da Praia, das 08h às 12h, munidas do RG (Carteira de Identidade), CPF e comprovante de residência. Se criança, é necessária a apresentação do Registro de Nascimento. Maiores informações pelo fone: (81) 3626-2605.
ESTRUTURA – Para atender a sua demanda, que não é desprezível, muito pelo contrário, é grande e constante, a Policlínica Nossa Senhora da Vitória possui rampa de acesso para pessoas especiais, é toda climatizada, tem recepção com TV LCD, área de espera para 36 pessoas, 09 consultórios médicos e odontológicos, laboratório de TB, farmácia, cantina, 03 sanitários (02 para o público e 01 privativo de funcionários), sala da diretora-executiva e mini-auditório para reuniões e capacitação.
Secom Goiana
Secom Goiana