24 agosto 2011

Obras da fábrica da Hemobrás passam por novo marco

As obras da fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em construção em Goiana-PE, passam por um novo marco nesta semana. Na última segunda-feira (15/8), começaram a ser instalados os painéis de poliuretano nas paredes das câmaras frias, no bloco B-01. Este isolamento térmico é fundamental para que o local, que operará a 35°C negativos, armazene adequadamente todo o plasma que será utilizado na produção de medicamentos hemoderivados. Paralelamente a isso, será feito o revestimento com piso nivelador de poliuretano das chamadas áreas classificadas, ou salas limpas, de B-01, que funcionarão a 5°C. Estas etapas são fundamentais para que as demais fases da obra possam ter andamento adequado.

A colocação dos paineis de poliuretano, que possuem 20 centímetros de espessura, deverá ser concluída no final de setembro. Já o piso, de três milímetros, comum em laboratórios, deve ser finalizado ainda este mês, quando também está prevista a chegada dos transportadores, equipamentos que funcionarão como trilhos e possibilitarão o deslocamento dos transelevadores no interior da câmara fria. Os transelevadores farão trabalho semelhante ao de empilhadeiras, com a diferença de serem 100% automatizados. Isto fará com que todo o manuseio do plasma na câmara fria dispense a presença humana, eliminando o desconforto causado pelo frio intenso e reduzindo a possibilidade de erros.

“Podemos dizer que a instalação dos paineis e pisos de poliuretano são dois marcos na construção desta etapa da fábrica. É um trabalho pesado, mas imprescindível para que possamos seguir adiante, como colocar os dutos de ar-condicionado e levantar as paredes dentro das salas limpas”, afirma o gerente de Engenharia da Hemobrás, Marcelo Carrilho. A equipe de Engenharia da Hemobrás, aliás, já está atuando, desde o dia 11/8, em tempo integral no canteiro, para garantir um melhor desempenho de gerenciamento e de fiscalização da operação do Bloco B-01 e da segunda fase da construção da unidade fabril da estatal.

SEGUNDA ETAPA – Já há movimentação do canteiro de cinco dos 12 prédios que compõem a segunda das obras. No bloco B-05, destinado à estocagem dos produtos acabados e ao almoxarifado, já foi finalizada a colocação das estacas que contornam a área e agora será feita a fundação interna. Em B-04, onde ocorrerá o empacotamento dos produtos, já foi dado início às estacas periféricas. O bloco B-03, reservado para o envase e a liofilização (desidratação) dos medicamentos, está em processo de escavação do terreno. Já o B-06, onde funcionará o laboratório de controle de qualidade, está em andamento com a terraplanagem.

Confira abaixo imagens do andamento das obras da fábrica da Hemobrás:
Assessoria de Imprensa da Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-