O primeiro seminário teve como tema Políticas Culturais, o segundo seminário girou em torno do Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura. Os dois seminários ocorreram na Chã de Camará em Aliança.
Dos seminários participaram artistas de diversas linguagens, professores, produtores, representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e com alguns gestores públicos municipais da região.
Acompanhei atentamente os dois seminários que se mostraram de grande importância no atual cenário, em que há uma vasta e diversificada produção cultural e poucos espaços para debater os rumos das políticas em torno destas produções.
Outro aspecto que me chamou atenção foi a grande participação popular nos seminários, em nenhum outro momento pude acompanhar discussões sobre
políticas públicas, de qualquer área da gestão pública, que tiveram a atenção e participação do povo como nos seminários promovidos no Festival Canavial.
Goiana esteve bem representada por artistas e produtores. Serginho da Burra, Thiago Laranjeiras, Manuela Guedes, Caio Dornelas(eu) entre outros participaram efetivamente do evento contribuindo para produtividade dos seminários.
Enquanto Colunista deste Blog, Produtor e Militante Cultural deixo os parabéns ao Movimento Canavial e torço para que iniciativas deste perfil sejam realizadas mais vezes e sempre com o mesmo sucesso.
Caio Dornelas é Produtor Cultural Goianense, graduado em História pela UNICAP - Secretário Geral e Tesoureiro da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) - Membro do Conselho Consultivo sobre Gestão de Cinemas Públicos de Pernambuco - Membro da Comissão Setorial do Audiovisual Pernambucano - Coordenador do IAPÔI Cineclube - Colaborador da Agência de Projetos Pontão de Cultura Canavial - Oficineiro do Cine Mais Cultura - Monitor do Cine Mais Cultura e Redator da ComunaCultural.