28 julho 2011

Dicas de Raciocínio Lógico por Antônio Moraes Júnior

Você amigo concurseiro sabe que a disciplina de Raciocínio Lógico está cada vez mas presente nas provas de diversas bancas ao redor do país, e estar preparado nesse disciplina é uma questão de requisito mínimo para poder conquistar o objetivo da aprovação garantindo assim a tão sonhada vaga no serviço público.

Comumente nos deparamos com questões que contem expressões como Verdadeiros e Mentirosos, Culpados e Inocentes, veja um exemplo abaixo:

Senado Federal (2008/FGV) Um crime é cometido por uma pessoa e há quatro suspeitos: André, Eduardo, Rafael e João. Interrogados, eles fazem as seguintes declarações:André: “Eduardo é o culpado”, Eduardo: “João é o culpado’, Rafael: “Eu não sou culpado", João: “Eduardo mente quando diz que eu sou culpado”. Sabendo que apenas um dos quatros disse a verdade, o culpado:

a) é certamente André;
b) é certamente Eduardo;
c) é certamente Rafael;
d) é certamente João;
e) não pode ser determinado com essas informações.

Se prestarmos atenção podemos perceber que temos quatro suspeitos e suas respectivas afirmações. Vejamos que, João chama Eduardo de mentiroso e que Eduardo afirma que João é culpado temos uma contradição e como a questão informa que apenas um falou a verdade podemos concluir que Andre e Rafael são Mentirosos e se Rafael mente ao declarar “eu não sou culpado” então ele é o culpado e se Eduardo declara que João é o culpado então ele mente pois o culpado já sabemos que é Rafael e por fim João ao declara que Eduardo mente João fala a verdade pois realmente João mente então podemos concluir que:

Andre Eduardo e Rafael Mentem e que João fala a Verdade.
O Culpado é Rafael. Gabarito C

Bom Estudo e Até a Próxima!

Antonio Rodrigues de Moraes Junior é Bacharel em Ciencias da Computação, Professor de Informática e Raciocinio Lógico para Concursos, Professor da Escola Técnica Estadual de Goiana-PE e do QI Curso, além de ser colunista do Blog do Anderson Pereira.




MAIS RECENTE COLUNISTA DO BLOG
O Blog do Anderson Pereira recebe mais um profissional como colunista. Agradecemos a parceria firmada e desejamos que com isso todos os internautas possam desfrutar das informações aqui prestadas para obterem  o aprendizado necessário para a aprovação em concursos públicos ou para reciclagem do conhecimento adquirido. Abraços e Sucesso!
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-