24 maio 2011

Drogas: classificação e efeitos no organismo (Parte IV), por Maxwell Aurélio

• OUTRAS DROGAS
Iremos ver a seguir vários tipos de drogas cujos efeitos psicoativos não possibilitam sua classificação numa única categoria, as drogas descritas a seguir são lícitas, ou seja, são comercializadas de forma legal.

• TABACO
O cigarro é um dos maiores problemas de saúde pública em vários países do mundo.

Efeitos:
• diversas formas de câncer (pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga e útero);
• doenças respiratórias (enfisema, asma, bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica);
• doenças cardiovasculares (infarto, AVC e morte súbita).

O tabaco causa a redução da fertilidade, prejuízo do desenvolvimento fetal, aumento de riscos para a GRAVIDEZ ECTÓPICA ( Gravidez extra uterina, fora do útero) e ABORTAMENTO ESPOTÃNEO.

No tabaco existe uma substância que causa dependência, a nicotina. Esta não parece ser a substância cancerígena, embora esteja implicada nas doenças cardiocirculatórias.

Com uma mistura de efeitos estimulantes e depressores as ações psíquicas da nicotina são complexas; incluem a redução do apetite e da ansiedade.

A nicotina associa-se a uma síndrome de abstinência e induz tolerância; causando alterações no sono, diminuição da concentração, ansiedade e irritabilidade.

IMPORTANTE!
Há evidências de que os não fumantes expostos à fumaça do cigarro ( FUMANTES PASSIVOS ) têm um risco maior de desenvolver as mesmas patologias que afetam os fumantes.


• CAFÉINA

Estimula o SNC com menos efeito do que a cocaína e as anfetaminas, vem sendo estudado o seu potencial de induzir dependência; surgindo até o termo “cafeinísmo” para classificar uma síndrome clínica associada ao consumo ( agudo ou crônico ) da cafeína; distinguida pela ansiedade, alterações psicomotoras, distúrbios do sono e alterações do humor.

IMPORTANTE!

As altas doses de cafeína são encontradas em bebidas ingeridas diariamente; café, chás e refrigerantes contém esse tipo de substância.


• ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

São drogas lícitas produzidas por laboratórios farmacêuticos para substituírem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos; com indicação para pessoas que não produzem quantidade suficientes de testosterona.

Essa droga é bastante utilizada por fisioculturistas, atletas de diversas modalidades e pessoas que querem aumentar sua massa muscular; podendo até desenvolver um consumo que se assemelha ao de dependência.

Efeitos adversos:
• alterações no fígado, inclusive câncer;
• alterações musculoesqueléticas indesejáveis (ruptura de tendões, interrupção precoce do crescimento);
• diversas doenças cardiovasculares.

IMPORTANTE !!!

Em homens, pode haver atrofia dos testículos e em mulheres, podem provocar masculinização (crescimento de pêlos pelo corpo, voz grave, aumento do volume do clitóris).


RECAPITULANDO!
Nós vimos que as drogas psicotrópicas causam efeitos agudos e crônicos, somáticos e psíquicos sobre o organismo; que as drogas podem ser analisadas conforme os efeitos aparentes que causam no sistema nervoso central – SNC, como: depressoras, estimulantes ou perturbadoras.


Na próxima semana ( 31/05/2011 ) irei abordar com mais profundidade os efeitos e conseqüências do CRACK nos usuários; Até lá!

Maxwel Aurélio é soldado da Polícia Militar e possui os seguintes cursos: Formação de soldados (SDS-PE), Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP/SDS-PE), Curso Intensivo de Ações Táticas Itinerante (CIATI/SDS-PE), Método Giraldi (SDS-PE), Pistola Taser (SDS-PE), Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (SENAD-UFSC), Formação de Formadores (SENASP), Busca e Apreensão (SENASP), Investigação Criminal I e II (SENASP), Polícia Comunitária (SENASP), Identificação Veicular (SENASP), Direitos Humanos (SENASP), Capacitação em Educação para o Trânsito (SENASP) e Local do Crime: Isolamento e Preservação (SENASP). 

Clique aqui e leia - Drogas: Classificação e Efeitos no Organismo (Parte 1)


Clique aqui e leia - Drogas: Classificação e Efeitos no Organismo (Parte 2)

Clique aqui e leia - Drogas: Classificação e Efeitos no Organismo (Parte 3)
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-