04 abril 2011

Comuna Cultural por Caio Dornelas

Fórum Regional de Cultura - Mata Norte
No primeiro semestre deste ano ocorre o Festival Pernambuco Nação Cultural com atividades nas 18 cidades da Mata Norte de Pernambuco, porém tem o foco de suas ações em Goiana. Dentro deste festival ocorre o momento muito importante para a produção cultural local, O fórum Regional de Cultura – Mata Norte.

O Festival Pernambuco Nação Cultural tem em sua programação ações em diferentes eixos como: Formação, com oficinas, capacitações e palestras. Difusão com cortejos, apresentações, mostras e shows. Políticas Culturais, que tem seu grande momento no Fórum Regional de Cultura – Mata Norte, que acontece no dia 11/04 no SESI Goiana.

Este fórum é o momento em que o governo estadual, através da recém criada Secretaria de Cultura, apresentará o plano de gestão para os próximos 04 anos de governo. Momento também em que organizações, instituições, produtores, brincantes e agentes da produção cultural de uma forma geral devem levar até o novo secretário de cultura, Fernando Duarte, as necessidades existentes, que devem ser supridas para melhorar o desenvolvimento e resultado de seus trabalhos.

É importante que nesse momento os produtores saibam como se colocar diante deste canal de comunicação com o governo. Considero a postura propositiva a mais adequada e produtiva para o momento. Lembro de alguns fóruns que participei em que alguns produtores só apontavam problemas na gestão do governo, mas não propunham nenhuma ação que visasse a soluções. 

Para que isso não ocorra com tanta freqüência e para que os envolvidos com a produção da cultura na região possam ter melhor proveito possível deste momento de dialogo, alguns produtores estão organizando o Fórum Paralelo de Cultura da Zona Da Mata Norte que ocorrerá no dia 10/04 em local ainda não confirmado.

Esse Fórum Paralelo será o momento para os agentes culturais ouvirem à próprios e conhecerem suas dificuldades e sua proposições para possíveis soluções.

Para saber mais detalhes sobre a realização deste Fórum paralelo, fiquem atentos a coluna Comuna Cultural no Blog do Anderson Pereira ou entrem em contato pelos telefones (81) 8557-0191 / (81) 9632-7917.

Caio Dornelas é Produtor Cultural Goianense, graduado em História pela UNICAP - Secretário Geral e Tesoureiro da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) - Membro do Conselho Consultivo sobre Gestão de Cinemas Públicos de Pernambuco - Membro da Comissão Setorial do Audiovisual Pernambucano - Coordenador do IAPÔI Cineclube - Colaborador da Agência de Projetos Pontão de Cultura Canavial - Oficineiro do Cine Mais Cultura - Monitor do Cine Mais Cultura e Redator da ComunaCultural.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-