27 abril 2011

Fábrica da Hemobrás recebe visita do superintendente geral da Colsan

Presidente da Hemobrás, Romulo Maciel filho (esq.) mostra as instalações da fábrica para José Augusto Barreto (dir.)

O superintendente geral da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade civil paulista sem fins lucrativos, José Augusto Barreto, visitou as obras da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em construção em Goiana-PE, na última segunda-feira (25/4). Acompanhado do presidente da empresa, Romulo Maciel Filho, Barreto conferiu de perto a dimensão da unidade fabril, que será a primeira do Brasil e a maior da América Latina em seu segmento, com capacidade para processar 500 mil litros de plasma por ano, e os equipamentos de ponta que serão usados em sua produção.

A Colsan atua na área de hemoterapia, promovendo captação de doadores, coleta, análise e processamento do sangue; além da distribuição dos hemocomponentes, bem como os procedimentos pré-transfusionais. É, ainda, uma das principais fornecedoras de plasma sanguíneo (em 2010, realizou 146.630 coletas de sangue), matéria prima para os hemoderivados que serão produzidos pela Hemobrás, contando com 12 postos de coleta apenas em São Paulo. Durante a visita ao canteiro de obras, o superintendente geral da instituição mostrou-se impressionado com o porte da fábrica. “Não tinha ideia de que era dessa magnitude”.

“Esta fábrica é uma vitória, algo de concreto para a independência da importação dos hemoderivados. Vendo as obras neste ritmo, temos a certeza de que em poucos anos uma empresa pública irá produzir estes medicamentos e o sonho se tornará realidade. Assumo o compromisso de que a Colsan irá somar esforços para fornecer o máximo de plasma para a Hemobrás”, afirmou Barreto. De acordo com Romulo Maciel Filho, a primeira etapa das obras, que inclui a câmara fria e os geradores de energia, deverá ficar pronta no início do segundo semestre. “A segunda etapa, que contempla mais 12 blocos, deverá ser iniciada até o mês de junho. A previsão é que em 2014 a fábrica esteja em plena operação”.

Fonte: Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-